Carros

OPC é o Corsa dos sonhos, com turbo e 207 cv

Compartilhe!

Motor 1.6 turbo com 207 cv de potência máxima, aceleração de zero a 100 km/h em apenas 6,8 segundos e velocidade máxima de 230 km/h. É o cartão de visita do novo Opel Corsa OPC.

opel-corsa-opc-2016-5-750x400

A Opel vai apresentar no Salão de Genebra, no início do próximo mês de março, a versão de alto desempenho da nova geração Corsa. Segundo a marca, o novo Opel Corsa foi desenvolvido pensando no máximo desempenho em pista e em ruas, mas continuará podendo ser utilizado normalmente no dia a dia, já que o interior não perde em espaço e a suspensão possui características especiais para manter bons níveis de conforto.

opel-corsa-opc-2016-9-750x500

Mantendo a tradição OPC, o mais potente dos Corsa tem desenho que o identifica de imediato como membro da linha de carros nascida no Opel Performance Center. A dianteira tem entradas de ar maiores e, atrás, destaca-se o aerofólio no alto da tampa traseira, que poderá ser em dois formatos, conforme a escolha do comprador; de série, o Corsa oferece um aerofólio mais discreto, que pode ser trocado por um de maiores dimensões, que reforça a carga aerodinâmica.

Outro dos grandes atrativos desta versão é o escapamento com assinatura da Remus, o que é evidenciado pela dupla saída e pelo inconfundível ruído que é produzido assim que o acelerador é pressionado.

A personalidade esportiva do Corsa OPC está confirmada no habitáculo, onde se destacam os bancos esportivos Recaro, o volante com base plana e a manopla de câmbio/pedais/instrumentação com assinatura OPC.

O bom desempenho é garantido no novo Opel Corsa OPC pelo motor 1.6 turbo de 207 cv. A disponibilidade de potência a qualquer rotação e o torque máximo de 25 mkgf que se mantém num patamar constante entre as 1900 e 5800 rpm cuidam do resto. A função overboost oferece 35 mkgf adicionais.

A potência é transmitida às rodas dianteiras por meui de uma caixa de câmbio manual de seis velocidades. Este é um fator que contribui para que o Corsa OPC consiga cumprir a aceleração de zero a 100 km/h em 6,8 segundos. A velocidade máxima é de 230 km/h. Apesar de todos estes bons números no quesito desempenho, a marca declara consumos de 13,3 km/litro e emissões de CO2 de 174 g/km.

Para lidar com todo esse ímpeto, os engenheiros da Opel fizeram um longo trabalho com os especialistas da Koni. Em conjunto, criaram uma solução inovadora, que segundo a marca consegue aliar excelente desempenho dinâmico com bons níveis de conforto. Esta dupla se tornou possível com a adoção da tecnologia de amortecimento de frequência seletiva (FSD), que permite que as forças de amortecimento se adaptem à frequência do trabalho da suspensão. A suspensão do Corsa OPC recebe também novas molas, que reduzem a altura ao solo em 10 mm, e o conjunto de suspensão foi calibrado pensando num desempenho realmente alto.

O sistema de direção do mais recente OPC também foi otimizado. Reage de forma mais direta e precisa, conseguindo tornar-se mais eficiente. A frenagem está garantida pelos quatro discos, com os dianteiros, ventilados, de 308 mm de diâmetro. Os pneus são Michelin 215/45 montados em rodas de liga leve aro 17, tudo de série. A marca destaca ainda que há modos de condução que permitem desligar totalmente as ajudas eletrônicas e tornar a pilotagem muito mais divertida.

A Opel disponibiliza para o novo Corsa OPC um conjunto de equipamentos que eleva o desempenho ainda mais. A transmissão passa a contar com diferencial autoblocante mecânico viscoso multidiscos, feito pela Drexler; as rodas de 17 polegadas são substituídas por outras aro 18 e as regulagens da suspensão assumem um jeitão mais esportivo. O conjunto oferece ainda sistema de freios Brembo com discos dianteiros de 330 mm de diâmetro.

Tal como todos os outros produtos criados pelo Opel Performance Center, o novo Corsa OPC foi intensamente testado no mítico circuito de Nürburgring Nordschleife durante a fase de desenvolvimento. E o resultado está aí.


Compartilhe!

Deixe um comentário

1730602890