Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

OPEP garante não temer os carros elétricos

Compartilhe!

A OPEP (Organização de Países Exportadores de Petróleo) não está nem um pouco preocupada com carros elétricos. Divulgou que, mesmo acontecendo crescimento no número de veículos elétricos disponíveis no mercado futuro, estes não representarão nenhuma ameaça para a indústria dos automóveis com motores a combustão.

ford-Fusion-Energi-plug

A instituição, composta por 12 estados-membros (Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Qatar, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Venezuela) acredita que, em 2040, apenas 6% da população no mundo irá utilizar veículos não dependentes de combustíveis fósseis, e por isso a preocupação com o crescimento das vendas dos veículos elétricos é pequena. No que diz respeito aos veículos comerciais, a porcentagem será provavelmente parecida, em torno de 5,3%.

Questões como a autonomia, custo elevado dos veículos e a própria tecnologia de produção são, segundo a organização, enormes entraves logísticos que limitam a popularização dos elétricos no mundo.

A falta de postos de recarga na maioria dos países continua sendo outro dos grandes problemas para os clientes, sendo que no caso do hidrogênio, este além de escasso é mais caro. “Provavelmente a melhor opção serão os veículos a gás”, afirma a OPEP em comunicado que pode ser lido aqui, com mais de 300 páginas.

A organização não faz distinção entre os veículos tradicionais e os híbridos, uma vez que estes últimos se beneficiam igualmente de motor a combustão associado à tecnologia elétrica, prevendo para 2040 quota de mercado de apenas 14%, ainda que diferenciando-os dos elétricos puros.

Nesse mesmo documento, é possível perceber ainda que a única referência feita a energias alternativas é este parágrafo mencionado acima, ficando claro que a confiança extrema nos combustíveis fósseis continua a ser comum a todos e tranquila.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español