Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Os 10 melhores Jaguar de todos os tempos

Compartilhe!

Antes do lançamento do novo Jaguar XE, a marca britânica resolveu juntar três personalidades para escolherem os 10 melhores Jaguar de todos os tempos: Lord March of Goodwood; Brian Johnson, do AC/DC, e o Diretor de Design da Jaguar, Ian Callum.

A lista incorpora 10 modelos que tiveram impacto importante na história da Jaguar e que gravaram seu nome na história da indústria automobilística. Desde os carros de rua até os modelos de pista, a lista do “Top Ten” é variada e reflete vários aspectos da história da marca britânica.

Conheça os 10 melhores Jaguar de todos os tempos.

a10
Jaguar XJR-9 LM
Este veículo de competição comandado por Tom Walkinshaw alcançou a vitória na “24 Horas de Le Mans” em 1988, uma das sete vitórias da Jaguar na famosa prova de resistência.

a1
Jaguar SS 100
O SS 100 foi o primeiro carro de produção da Jaguar a atingir os 160 km/h, ou 100 milhas por hora.
a9
Jaguar XJS TWR
Com esta versão de competição do XJS, Tom Walkinshaw alcançou a vitória no Campeonato Europeu de Carros de Turismo.
a8
Jaguar XJ6 S1
No ano em que foi lançado, 1968, o XJ6 S1 foi eleito “Carro do Ano” em vários mercados. Este veículo especificamente era o carro de uso particular de Sir William Lyons.
a7
Jaguar XJ-13
Com apenas um exemplar produzido, este foi o primeiro Jaguar equipado com motor V12. O XJ13 foi construído para competir em Le Mans, mas nunca chegou a participar da prova. O veículo foi criado por Malcolm Sayer.
a6
Jaguar E-Type
O E-Type com o chassi 77 RW ficou famoso por ter sido conduzido por Norman Dewis de Londres até Genebra para participar do Salão do Automóvel. Este foi o primeiro Jaguar de rua a atingir os 241km/h.
a5
Jaguar Mk.II
O MK II é um ótimo exemplo dos sedãs esportivos legendários pelos quais a Jaguar ficou mundialmente famosa. Este veículo pode também ser conhecido como a origem distante do novo XE.
a4
Jaguar D-Type
A penúltima unidade do D-Type, chassi 393 RW, conquistou a vitória na “12 Horas de Reims” e foi sexto em Le Mans, pilotado por Hamilton e Bueb.
a3
Jaguar C-Type
Com o número de chassi NDU 289, este C-Type foi o primeiro da série a participar da “Mille Miglia” em 1953; é um de apenas 54 carros produzidos.
a2
Jaguar XK 120 Roadster
O XK120, com chassi NUB120, é provavelmente o mais famoso XK120 do mundo. Este veículo foi pilotado por Ian Appleyard e Pat Lyons e alcançou várias vitórias em ralis, incluindo o “Alpine Rallye des Alpes” em 1950 e 1951.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *