Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

OS 45 ANOS DO CITROËN MÉHARI

Compartilhe!

me7

Foi há 45 anos, no dia 16 de maio, que nasceu um dos mais emblemáticos modelos da Citroën, o Méhari. Praticamente desconhecido no Brasil, o carrinho tem o nome de uma espécie de dromedário do Norte da África e do Sahara. O Méhari tornou-se símbolo e verdadeiro fenômeno na história do automóvel. Para comemorar a data, a Citroën organizou um evento dedicado ao Méhari no espaço de exposições da marca, em Paris.

me1

Apresentado no campo de golfe de Deauville, o Méhari, que posteriormente passou a chamar-se Diane 6 Méhari, causou espanto a todos pelo seu conceito diferente: era um veículo despretensioso, utilitário e de lazer, que podia ser lavado com facilidade e que podia tanto carregar plantas e feno como transportar pranchas de surf. Redefiniu, assim, a idéia do 2CV por meio da sua modularidade e economia, ao mesmo tempo que empregava materiais mais modernos (para a época) em sua construção.

me4

Criado por Roland de La Poype, o Citroën Méhari inovou, na época, pela  carroceria de plástico ABS, com a cor adicionada ao próprio material. Esse plástico permitia tomar qualquer forma, e no caso de pequenas batidas, regressava à forma original. A segunda particularidade do Méhari era ser totalmente aberto acima da linha de cintura, e o pára-brisas dobrava sobre o capô.

me6

Em 19 anos de história, o Méhari teve apenas duas séries especiais, lançadas em 1983: o Méhari Plage (na Espanha) e os mais conhecidos, Méhari Azur (França, Itália e Portugal).

me3

Entre 1968 e 1987 foram feitos cerca de 150.000 exemplares do simpático Citroën.

me2


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español