Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

OS MOLDES CERÄMICOS DA MORGAN TECHNICAL

Compartilhe!

A Morgan Technical Ceramics (MTC) produz moldes cerâmicos feitos com o P-52, produzidos em sua unidade Certech em New Jersey e também na Pennsylvania. Estes componentes apresentam alta precisão dimensional, mantendo tolerâncias mínimas sem distorção. Eles são estáveis e rígidos a altas temperaturas, tornando-os ideais para uso em fundição de precisão de componentes para turbinas aeroespaciais, por exemplo.

454013

O P-52 não se deforma prematuramente, o que é fundamental, dada as temperaturas extremamente altas necessárias para produção das superligas de componentes das turbinas. Os moldes cerâmicos podem ser quimicamente dissolvidos após o resfriamento, deixando uma réplica com passagem de ar limpa, necessária nas turbinas altamente eficazes de hoje.

A MTC Certech desenvolveu um processo patenteado de moldagem por injeção cerâmica rápido, que pode ser utilizado na fabricação de moldes cerâmicos, permitindo a fabricação de grandes volumes em pequeno tempo. Além disso, o processo é muito menos abrasivo para os moldes utilizados na produção dos cerâmicos, o que aumenta sua vida útil. Devido à característica de grande estabilidade em alta temperatura do P-52, os fabricantes podem reduzir ou eliminar a utilização de caros pinos de platina utilizados na fixação dos moldes no lugar durante o processo de fusão, resultando em economia adicional.

Além da alta precisão dimensional, os moldes cerâmicos produzidos do P-52 apresentam melhoria da resistência ao esmagamento durante a solidificação. Permanecendo rígido e estável durante o processo de fundição, pode ser deformável quando necessário durante a solidificação do metal. Isto é particularmente útil para ligas que são propensas a formação de trincas de contração (fundição equiaxial e na fundição direcional) e/ou recristalização (fusão de monocristais).

“Os moldes cerâmicos em P-52 foram qualificados para uso em inúmeras turbinas aeroespaciais de última geração, comerciais e militares”, disse Evan Reed, gerente de vendas da MTC. “Os clientes, utilizando o P-52, obtém tolerâncias dimensionais muito precisas e propriedades extremamente estáveis do molde. Isto facilita a fundição de precisão, ajudando os fabricantes a conseguir precisão dimensional que não conseguiam antes de utilizarem o P-52”.

A Morgan Technical Ceramics fabrica componentes e sub-componentes com uma vasta gama de materiais, incluindo cerâmicas estruturais e piezoelétricas, dielétricos, ligas para brasagem, e recobrimentos especializados. Ela trabalha com a concepção de fabricantes e equipes de R&D em nível local, nacional e internacional, em projetos desde a concepção e estudos de viabilidade por meio de desenvolvimento de protótipo até a produção plena. A empresa emprega cerca de 2.500 pessoas e possui 23 fábricas espalhadas pela Europa, EUA, México, China e Austrália.

A Morgan Technical Ceramics faz parte da Morgan Ceramics Division do The Morgan Crucible Company, uma das empresas líderes mundiais em materiais avançados. A empresa é especializada no projeto, fabricação e comercialização de cerâmica e produtos de carbono, que são utilizados em uma vasta gama de aplicações, de transportes e telecomunicações, à proteção contra incêndio e instrumentos médicos. A Morgan Crucible está listada na Bolsa de Londres, no setor de engenharia.

Para obter mais informações sobre a Morgan Technical Ceramics, visite o site www.morgantechnicalceramics.com.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español