Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Oxygene, o pneu que faz fotossíntese

Compartilhe!

Desenvolvido de olho na mobilidade urbana do futuro, o novo pneu Oxygene é um passo considerável no caminho a uma mobilidade mais limpa. Um pneu desses sozinho não faria a menor diferença, mas milhões deles sim. Confira.

 

O Salão de Genebra é sinônimo de novidades, e a Goodyear não foi exceção. Na edição deste ano, a marca de pneus apresentou uma solução para o futuro da mobilidade urbana, tornando-a mais limpa, conveniente, segura e sustentável. Trata-se do pneu Oxygene, ainda em estudo, com uma estrutura que engloba musgos vivos dentro da parede lateral, aliada a um desenho inteligente da banda de rodagem, que permite a realização da fotossíntese e consequente liberação de oxigênio para o ar.

“Com a previsão de que mais de dois terços da população mundial viva em cidades em 2050, a procura por redes de transporte em ambientes urbanos aumentará substancialmente”, afirmou Chris Delaney, chefão da Goodyear Europa, Médio Oriente e África. “Infraestrutura e transporte mais inteligentes e ecológicos serão cruciais para enfrentar os desafios mais prementes da mobilidade e do desenvolvimento urbanos”.

Inspirado na redução do desperdício de materiais, emissões e perdas de energia, o Oxygene apresenta várias soluções de desempenho: limpeza do ar circundante por meio da absorção de CO2, reciclagem de pneus gastos devido à construção não pneumática impressa em 3D com pó de borracha reciclado, geração de eletricidade própria pela realização da fotossíntese (que poderá alimentar componentes eletrônicos) e identificação instantânea graças a um sistema de comunicação de luz visível para uma conectividade móvel de alta capacidade, permitindo a ligação à Internet.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *