“Pai” do Rolls-Royce Cullinan é Bentley e já tem 22 anos…
O Rolls-Royce Cullinan, o primeiro SUV da marca britânica, foi apresentado como sendo o utilitário esportivo mais exclusivo, mais caro e mais luxuoso do mercado. A marca britânica o define como o primeiro SUV “híper luxuoso” de todos os tempos. Mas não é bem assim. O Cullinan não criou um novo segmento. Basta dar uma olhada na Bentley, que em 1996 criou o Dominator.
Provavelmente você nunca ouviu falar deste modelo, até porque foi uma encomenda especial para o Sultão do Brunei, pequeno país do sudeste asiático, onde o petróleo jorra nas torneiras e gerou riquezas difíceis de calcular. Foram construídas seis unidades e cada uma custou cerca de US$ 3 milhões, o que está longe de ser um problema para o sultão, que conta com a coleção de automóveis mais invejada do planeta e com alguns modelos feitos por encomenda na garagem, entre elas uma wagon Ferrari.
Foi uma espécie de projeto secreto dentro da Bentley, que na época pertencia à Rolls–Royce. Tão secreto que as poucas fotos que existem foram tiradas enquanto estas seis unidades eram embarcadas no avião que as levou para a garagem do sultão. Ainda assim, os poucos registros que existem permitem saber que este Bentley foi feito com a plataforma Range Rover de terceira geração e que surgiu muito antes de qualquer SUV de luxo.
Nos anos 1990, quando surgiu, era visto como o luxo máximo sobre rodas e agora, mais de duas décadas depois, podemos olhar para ele como uma espécie de pai do Rolls-Royce Cullinan. É certo que ninguém poderá colocar em discussão o que a Rolls-Royce acaba de exibir com o Cullinan. Mas uma coisa é certa: o primeiro SUV de superluxo chama-se Dominator e foi feito pela Bentley.