Para 2017: Continental desenvolve retrovisores digitais
A alemã Continental está desenvolvendo um sistema tecnológico de retrovisores com base em câmeras digitais, para substituir os tradicionais espelhos presentes nos automóveis há mais de 100 anos. A empresa apresentou um primeiro protótipo experimental, com a combinação de câmeras e telas que permitem substituir tanto o retrovisor interno como os externos dos veículos de passeio.
Do ponto de vista técnico, trata-se da aplicação de três câmeras de 360 graus (Surround View), mas com ângulos de abertura diferentes. No lugar dos retrovisores tradicionais, dois monitores fabricados com OLED mostram ao motorista, nas direções visuais habituais, o que está acontecendo nas laterais e traseira do veículo.
A Continental aponta vantagens neste sistema, como a eliminação de ofuscamento, originado na iluminação vinda de outros faróis ou da incidência da luz solar, permitindo também reconhecer o trânsito mediante outras funções de assistência à direção e aprimorar a aerodinâmica com ganhos no consumo. Além disso, são menos expostos a sujeira e correm menos riscos de danos que os retrovisores externos.
“Este sistema de câmeras e telas elimina completamente os ângulos mortos. Além disso, é capaz de compensar os efeitos de fenômenos óticos indesejáveis, como os ofuscamentos e as situações de fraca iluminação. Eliminando os retrovisores externos, obtemos ainda a vantagem de reduzir a resistência aerodinâmica do veículo. Com um valor de Cx mais baixo, o consumo de combustível acaba reduzido, assim como o ruído aerodinâmico”, explicou Alfred Eckert, diretor de engenharia avançada da divisão Chassis & Safety da Continental.
Para conseguir sempre uma iluminação correta nas imagens mostradas nas telas, as câmeras dispõem de função High Dynamic Range (HDR), capaz de reduzir o brilho do Sol sobre o asfalto, estando também sendo desenvolvido um sistema de limpeza para o sistema ótico da câmera traseira. Caso as expectativas da Continental sejam cumpridas e este sistema receba a necessária homologação em 2016, conforme a legislação da Europa, o equipamento poderá chegar aos carros já em 2018.