Para a Toyota, o futuro já tem nome e até Inteligência Artificial: Concept-I
A Toyota apresentou no CES de Las Vegas a sua idéia para o futuro: o Concept-i, idealizado e concebido pela CALTY Design Research, divisão da marca sediada na Califórnia. A ideia deste modelo é oferecer uma experiência de utilização imersiva e marcante, principalmente pelo seu sistema integrado de inteligência artificial, antecipando as necessidades dos ocupantes, melhorar suas rotinas diárias ou, como afirma a Toyota, “inspirar a imaginação”.
“Na Toyota, reconhecemos que a questão mais importante não é a de saber se os futuros veículos estarão equipados com tecnologias automatizadas ou conectadas”, afirmou Bob Carter, vice-presidente de operações automotivas da marca. “Importante é a experiência envolvente dos passageiros com esses veículos graças ao Concept-i e ao poder da inteligência artificial”, concluiu.
A marca afirma ainda que o centro do Concept-i é o seu poderoso sistema de Inteligência Artificial (IA) que aprende com o motorista e que é capaz de construir uma relação “significativa e humana”. Em vez de apenas oferecer padrões e horários de condução, o sistema pode alavancar várias tecnologias para medir as emoções do motorista e assim permitir uma direção mais próxima das suas expetativas.
O Concept-i, que se pode tornar autônomo se assim for a vontade do motorista, traz uma nova abordagem da Toyota em relação ao design: é feita de dentro para fora, a partir da interface do utilizador que é basicamente o agente IA apelidado “Yui”, que tem a capacidade de utilizar a luz e som ambientes, e até mesmo tocar os ocupantes, para comunicar dados importantes aos passageiros.