A polícia de West Midlands, no Reino Unido, divulgou um vídeo gravado por um circuito fechado de vigilância, onde foram captados dois assaltantes que conseguiram roubar um Mercedes-Benz, driblando o sistema de acesso sem chave, que detectou de maneira errada que os mesmos tinham em sua posse a chave de presença original , permitindo não só desbloquear as portas como ligar o motor.

Este furto, que aconteceu no dia 24 de setembro, não durou mais de um minuto, e o carro roubado ainda não foi encontrado. Para o crime em questão, um dos assaltantes utilizou algum sistema eletrônico capaz de captar o sinal da chave à distância, transferindo os códigos emitidos para um segundo equipamento, junto do assaltante que estava ao lado do carro, conseguindo assim desbloqueá-lo.

Após a abertura da carro, foi emitido um novo sinal -ou código- que permitiu acionar o motor do Mercedes furtado. Embora neste caso em especial a carro tenha sido um Mercedes-Benz Classe C, esta técnica deverá ser compatível com diversos tipos de sistemas de abertura e partida sem chave.

Segundo as autoridades, a solução mais simples para evitar este tipo de furto implica em guardar as chaves dentro de um saco eletrostático (usado em produtos de informática), bloqueando assim a emissão do sinal das mesmas. Ou usar uma boa e velha Trava Carneiro…