Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Petróleo chega ao menor preço dos últimos 12 anos

Compartilhe!

Más notícias para a Petrobras, se é que ela precisa disso. A cotação do barril do petróleo nos mercados mundiais continua despencando ladeira abaixo. Hoje, o barril Brent está sendo negociado a US$ 30, atingindo assim o seu valor mais baixo dos últimos 12 anos e mantendo o ritmo de descida, ao contrário mesmo do que previam analistas internacionais.

petrol

As perspectivas pouco otimistas de crescimento econômico dos principais países consumidores e a crescente preocupação com o futuro financeiro da China são entraves para a recuperação dos preços do petróleo, tanto que o barril WTI (West Texas) também tem caído pelos mesmos motivos.

A palavra Brent e a sigla WTI, que normalmente acompanham a cotação do petróleo, indicam a origem do óleo e o mercado onde ele é negociado. O petróleo Brent foi batizado assim porque era extraído de uma estação da Shell chamada Brent. Por isso, hoje a palavra Brent indica todo o petróleo extraído no Mar do Norte e comercializado na Bolsa de Londres. A cotação Brent é referência para os mercados europeu e asiático.

Já o petróleo com a sigla WTI tem o nome originado na West Texas Intermediate. West Texas é a principal região petrolífera dos Estados Unidos, e o petróleo WTI é aquele vendido pelos intermediários do West Texas. Ele é negociado na Bolsa de Nova Iorque e sua cotação é referência para o mercado norte-americano. Normalmente, o petróleo WTI é um pouco mais caro do que o Brent, o que reflete a qualidade do produto e o custo de refino e transporte.

Diante disso tudo, seria previsível que os preços dos combustíveis no Brasil recuassem, refletindo a desvalorização do petróleo, como acontece em quase todo o planeta. Mas pode apostar que isso não vai acontecer…


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español