Classic Cars

Peugeot 404 Diesel Car 1965, o devorador de recordes

Compartilhe!

Numa época em que os motores a diesel eram ainda muito barulhentos e poluentes, a Peugeot, junto com a Mercedes-Benz, foi uma das primeiras marcas a apostar na produção de motores Diesel para aiutomóveis em grande volume. Para promover os primeiros motores Diesel que equipavam o Peugeot 404 –modelo familiar lançado no início da década de 1960 e que chegou a ter versões cupê e conversível desenhadas pela Pininfarina– a marca francesa desenvolveu um modelo de competição a diesel, que na verdade era tão estranho quanto fantástico.

diesel-record-car-3

No fundo, a Peugeot queria provar que o seu motor Diesel era rápido o suficiente para bater recordes de velocidade, e para isso precisava de um carro bastante leve e com bons números de aerodinâmica, ou seja, tudo aquilo que o 404 não oferecia. Por isso, a Peugeot teve que transformar o 404 Diesel num monoposto, removendo o teto e praticamente toda a área envidraçada. Os para-choques foram retirados, assim como os emblemas e o painel original, sendo os instrumentos trocados por dois mostradores simples. No final, este Peugeot 404 pesava apenas 950 kg.

diesel-record-car-2

Aparentemente não foram feitas grandes modificações no motor Diesel de quatro cilindros, e em junho de 1965, a marca francesa levou o seu “Peugeot 404 Diesel Record Car” para a pista oval do autódromo de Linas-Montlhéry. Na versão equipada com o motor 2.2 (de 2163 cm3), o carro completou 5.000 km à velocidade média de 160 km/h. No mês seguinte, a Peugeot  regressou ao circuito desta vez com um motor 2.0 (1948 cm3), e conseguiu rodar 11.000 km à velocidade média de 161 km/h. Estamos falando de 1965!!!

No total, este modelo foi responsável por 40 recordes em poucos meses, provando que os motores Diesel para automóveis finalmente tinham chegado para ficar. Atualmente, é possível ver de perto o Peugeot 404 Diesel Record Car no Museu da Peugeot em Sochaux, França.


Compartilhe!
1713487353