Peugeot 404 Diesel Car 1965, o devorador de recordes
Numa época em que os motores a diesel eram ainda muito barulhentos e poluentes, a Peugeot, junto com a Mercedes-Benz, foi uma das primeiras marcas a apostar na produção de motores Diesel para aiutomóveis em grande volume. Para promover os primeiros motores Diesel que equipavam o Peugeot 404 –modelo familiar lançado no início da década de 1960 e que chegou a ter versões cupê e conversível desenhadas pela Pininfarina– a marca francesa desenvolveu um modelo de competição a diesel, que na verdade era tão estranho quanto fantástico.
No fundo, a Peugeot queria provar que o seu motor Diesel era rápido o suficiente para bater recordes de velocidade, e para isso precisava de um carro bastante leve e com bons números de aerodinâmica, ou seja, tudo aquilo que o 404 não oferecia. Por isso, a Peugeot teve que transformar o 404 Diesel num monoposto, removendo o teto e praticamente toda a área envidraçada. Os para-choques foram retirados, assim como os emblemas e o painel original, sendo os instrumentos trocados por dois mostradores simples. No final, este Peugeot 404 pesava apenas 950 kg.
Aparentemente não foram feitas grandes modificações no motor Diesel de quatro cilindros, e em junho de 1965, a marca francesa levou o seu “Peugeot 404 Diesel Record Car” para a pista oval do autódromo de Linas-Montlhéry. Na versão equipada com o motor 2.2 (de 2163 cm3), o carro completou 5.000 km à velocidade média de 160 km/h. No mês seguinte, a Peugeot regressou ao circuito desta vez com um motor 2.0 (1948 cm3), e conseguiu rodar 11.000 km à velocidade média de 161 km/h. Estamos falando de 1965!!!
No total, este modelo foi responsável por 40 recordes em poucos meses, provando que os motores Diesel para automóveis finalmente tinham chegado para ficar. Atualmente, é possível ver de perto o Peugeot 404 Diesel Record Car no Museu da Peugeot em Sochaux, França.