Carros

PEUGEOT COMEÇA A PRODUZIR O 208

Compartilhe!

peugeot-208_2013_1600x1200_wallpaper_02

A PSA Peugeot Citroën realizou no seu Centro de Produção de Porto Real, no Rio de Janeiro, o “Lançamento Industrial do Peugeot 208”, que marca o início de produção no Brasil do novo carro. A cerimônia contou com a participação do Governador do Estado do Rio, Sérgio Cabral, de Philippe Varin; Presidente Mundial (CEO) da PSA Peugeot Citroën; Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën. O lançamento contou ainda com a presença especial de Thierry Peugeot, Presidente do Conseil de Surveillance da PSA Peugeot Citroën, que veio da França especialmente para acompanhar o início de produção. Outros executivos do Grupo PSA, autoridades, funcionários da empresa e convidados assistiram ao evento.

 

Para lançar o novo Peugeot 208 no Brasil, a PSA Peugeot Citroën investiu cerca de R$ 800 milhões no desenvolvimento do carro e na adaptação do Centro de Produção de Porto Real para produzi-lo. No total, foram três anos de trabalho que integrou uma equipe de 780 pessoas baseadas no próprio Centro de Produção e no Latin America Tech Center, o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Design da PSA Peugeot Citroën, que tem sede no Brasil.

 “O avanço da internacionalização é um pilar fundamental para a estratégia de desenvolvimento da PSA Peugeot Citroën. A participação dos veículos do Grupo vendidos fora da Europa continua progredindo, passando dos 24% em 2009 a 33% em 2011 e atingindo 38% em 2012. Estamos, assim, seguindo para atingir nosso objetivo de ter 50% de nossas vendas mundiais fora da Europa em 2015 e o Brasil, como um dos maiores mercados automotivos do mundo, é peça importante para concretizá-lo. O lançamento local do Peugeot 208 é um grande e bem sucedido projeto, que vem reforçar ainda mais a prova de confiança de nosso Grupo no Brasil”, afirma Philippe Varin, Presidente Mundial (CEO) da PSA Peugeot Citroën.

PLATAFORMA

O Peugeot 208 utiliza a mais moderna plataforma compacta mundial do Grupo PSA e foi desenvolvido para ser leve, espaçoso e aerodinâmico. O carro conta com os mais novos motores flexfuel produzidos pela PSA Peugeot Citroën no Brasil, possui acabamento de qualidade superior, uma inovadora central multimídia e design que expressa os novos códigos de estilo da Peugeot – marcados pelo novo conjunto ótico, moldura da entrada de ar, lateral de desenho limpo e traseira com lanternas em forma de bumerangue. Um design extremamente moderno que se perpetua no tempo.

p2

“O Peugeot 208 está sendo lançado no Brasil menos de um ano depois de chegar à Europa e contou com um forte trabalho de integração e adaptação local, desenvolvido pelas nossas equipes brasileiras de Pesquisa, Desenvolvimento e Design. Vamos oferecer aos nossos clientes o que há de mais moderno no mundo, mas com o jeito brasileiro”, diz Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.

O Centro de Produção de Porto Real, que completa no dia 1º de fevereiro 12 anos de atividades e vem passando por um projeto de ampliação de capacidade, recebeu várias inovações e equipamentos para produzir um projeto tão avançado como o do Peugeot 208. As linhas de produção foram ampliadas e, no total, ganharam 83 novos robôs.

Entre os novos equipamentos e evoluções, pode-se destacar, entre outros: sistema de soldagem automática a laser do teto e tampa traseira, processo automático de produção de portas, capô e tampa traseira, sistema de colagem automática do amplo teto de vidro Cielo, medição dimensional a laser da carroceira integrada ao processo da chaparia, integração da produção dos subconjuntos da plataforma e cabine de pintura com cataforese “verde”.

 A produção brasileira do Peugeot 208 atenderá ao mercado nacional e também será destinada a exportação.

INVESTIMENTOS

O lançamento do Peugeot 208 no Brasil integra o Plano de Investimentos plurianual que está sendo realizado pela PSA Peugeot Citroën no país, de cerca de 240 milhões de euros (R$ 575 milhões) por ano, como confirmado pelo Grupo em 2012. Este plano inclui o Desenvolvimento e Lançamento de novos veículos e motores e a ampliação da capacidade de produção do Centro de Produção de Porto Real.

O complexo industrial do Grupo PSA no Brasil está passando por obras e recebendo novos equipamentos para ter sua capacidade ampliada, em uma primeira fase, de 29 veículos/hora para 40 veículos/hora. Com isso sua capacidade de produção passará para 220.000 veículos por ano, contra as atuais 150.000 unidades, em três turnos.

Também como parte dos investimentos industriais, a Fábrica de Motores, que integra o Centro de Produção de Porto Real, recentemente teve sua capacidade de produção ampliada de 220.000 para 280.000 unidades por ano dos motores 1.4, de 8 válvulas, 1.5, de 8 válvulas, e 1.6, de 16 válvulas, flexfuel e a gasolina. Para isso, recebeu novos equipamentos, ganhou novos postos de trabalho e investiu na melhoria dos processos de fabricação, qualidade e segurança.


Compartilhe!
1726566731