Última hora

Peugeot desenvolve bondes na França

Compartilhe!

A Peugeot Design Lab e o departamento de Design & Styling da Alstom Transport desenvolveram a próxima geração de bondes elétricos para a comunidade urbana de Strasbourg, na França.

1856_0_thumb

Trata-se de um conceito inovador sobre esse tipo de transporte, comum na Europa. e que apresenta “uma consistência de identidade e um salto de geração ao nível do design”, explica o comunicado das empresas. No Brasil os bondes foram banidos há tempos e, em São Paulo, por exemplo, o último bonde circulou no dia 27 de março de 1968. Dizem que essa morte prematura aconteceu para atender o interesse de empresas fabricantes de ônibus…

O acordo assinado com a Compagnie des Transports Strasbourgeois (CTS) prevê a entrega de 50 bondes elétricos urbanos Citadis, dos quais 12 –num investimento que ronda os US$ 60 milhões– deverão entrar em funcionamento no final de 2016. Com  um visual geral “agradável”, as linhas “sublinham um bonde fluído e ágil”, com “um conjunto de linhas e curvas de tensão sutil, para um design moderno e contemporâneo”.

“Era importante definir uma estratégia de desenho com vista à criação de um novo produto capaz de coexistir lado a lado com as duas primeiras gerações de bondes urbanos (…); em conjunto, procuramos códigos visuais e qualitativos identificando o design específico do novo bonde urbano de Strasburg”, disse Xavier Allard, responsável da Alstom Transport. A Alstom é a mesma empresa envolvida no escândalo do Metrô, em São Paullo, SP, envolvendo politicos do PSDB.


Compartilhe!
1713880490