Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Peugeot L500 R Hybrid homenageia a Indy de 1916

Compartilhe!

Homenageando o seu passado distante, quando a indústria automotiva ainda dava seus primeiros passos, a Peugeot apresentou o L500 R HYbrid, concept avançado que relembra o L45 pilotado por Dario Resta na “500 Milhas de Indianapolis” em 1916 e venceu a edição daquele ano da prova norte-americana. O feito aconteceu em 30 de maio de 1916 e, numa homenagem 100 anos depois, surge agora o L500 R HYbrid de competição, ainda que em formato meramente de conceito.

Peugeot-L500-hybrid

De acordo com a marca francesa, o L500 R HYbrid tem dinâmica teórica mais elaborada, reforçada pelas bitolas  mais largas, apenas 1 metro de altura e peso apenas 1000 kg, permitindo acelerar de zero a 100 km/h em apenas 2,5 segundos.

A motorização híbrida tem 500 cv de potência, e foi integralmente desenvolvido pela Peugeot Sport e deriva direto daquele utilizado no 308 R HYbrid. Para isso associa dois motores elétricos -na frente e atrás- a um motor a gasolina com 270 cv, o mesmo utilizado no 308 GTi, para o torque máximo combinado de 73 mkgf.

HISTÓRIA

A origem deste L500 R HYbrid remonta ao início do século XIX, quando o L45 nasceu para ser utilizado em competições. A designação L45 indica a capacidade de 4,5 litros deste modelo, que foi desenvolvido por um grupo de jovens pilotos que ficaram conhecidos comos “Charlatans”. Se celebrizaram pelos três triunfos em Indianapolis entre 1913 e 1919.

“Com o L500 R HYbrid estamos prestando homenagem aos feitos nas pistas da Peugeot do início do Século XX. Inspirados por este espírito e pelas inovações, quisemos produzir uma visão futurista, escultural e tecnologicamente avançada da Peugeot”, explicou Matthias Hossan, responsável pelo desenvolvimento deste concept.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español