Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Peugeot: novo logo promete homenagear o passado

Compartilhe!

GM, Volkswagen, Kia, NIssan, BMW, Fiat e outros modificaram recentemente seus logotipos. Isso mesmo. Mudam os tempos, mudam os símbolos das marcas. Agora é a vez da Peugeot anunciar a renovação do seu logotipo.

por Ricardo Caruso

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 1612387072peugeot-logopng.png

Segundo a imprensa francesa, o novo emblema será revelado dia 25 de fevereiro próximo, simultâneo com a apresentação da nova geração do 308, e será inspirado no que era utilizado nos anos 1960.

A notícia adianta que o novo “badge” deverá lembrar o que surgiu na dianteira do Peugeot 404, sendo formado por um fundo preto e com o nome da marca estampado em letras maiúsculas no alto. Foi, de resto, mostrado recentemente no protótipo e-Legend.

Esta será a primeira mudança em mais de 10 anos, uma vez que a imagem da Peugeot foi alterada pela última vez em 2010, quando o leão “libertou-se” do quadrado azul que o acompanhava até então.

Embora seja reconhecida atualmente como um dos maiores fabricantes de automóveis na Europa, agora sob controle da Stellantis, a Peugeot começou a vida fabricando moedores de café. Sim, isso mesmo. Nascida como uma empresa familiar, a Peugeot foi passando por várias tentativas até se fixar na indústria automotiva, com a produção do seu primeiro motor de combustão no final do século XIX.

Voltando aos moedores, por volta de 1850, a marca teve a necessidade de distinguir as diferentes ferramentas que fabricava, e por isso registou três logotipos diferentes: uma mão (para os produtos de 3ª categoria), uma lua crescente (2ª categoria) e um leão (1ª categoria). Como já podem ter percebido, apenas o leão sobreviveu a passar do tempo.

Desde então, o logo associado à Peugeot foi evoluindo a partir da imagem de um leão. Até 2002, foram sete as modificações feitas ao emblema (veja abaixo), cada uma delas buscando maior impacto visual, solidez e flexibilidade de aplicação.

peugeot logos

Em janeiro de 2010, por ocasião do 200º aniversário da marca, a Peugeot anunciou a sua nova identidade visual (na imagem abaixo), usado até agora.

Resultado de imagem para logo peugeot 2010
2010

Criado pela equipa de designers da marca, o felino francês ganhou contornos mais minimalistas e, ao mesmo tempo, dinâmicos, além de apresentar aspecto metalizado e modernista. O leão libertou-se igualmente do fundo azul para, segundo a marca, “exprimir melhor a sua força”.

O primeiro veículo a ostentar o novo logótipo da marca foi o Peugeot RCZ, lançado no mercado europeu no primeiro semestre de 2010. Foi, sem dúvida, a celebração de um bicentenário projetado para o futuro.

Apesar de todas as modificações no emblema, o significado do leão manteve-se inalterado ao longo do tempo, continuando assim a desempenhar na perfeição o seu papel como símbolo da “qualidade superior da marca” e também como forma de homenagear a cidade francesa de Lion, na França.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español