Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Picapes: bonitas, estranhas, diferentes…

Compartilhe!

As picapes são veículos que servem para vários tipos de uso, como transporte de cargas -seu compromisso original- ou simplesmente para uso no dia a dia, como se fosse um carro, ou até mesmo ambas finalidades. Ao longo de várias décadas de produção de automóveis, várias foram as marcas que lançaram piucapes “diferentes”, estranhas, bonitas ou que ficaram simplesmente nos conceitos.

Confira 13 exemplos selecionados por AUTO&TÉCNICA destas picapes que podem ser qualquer coisa, menos comuns.


Chevrolet C/K


A Chevrolet linha C/K nasceu com uma mistura de vários elementos, como a frente robusta e idêntica à de um automóvel, com uma caçamba integrada ao desenho na traseira. Mesmo com sua grade bastante baixa, foi bastante popular nos Estados Unidos desde a primeira geração, que foi produzida de 1960 a 1966.


Chevrolet Corvair Rampside Pickup


Esta picape, tal como o nome indica, é construída sob a plataforma do Chevrolet Corvair, sendo que utiliza a mesma mecânica, incluindo o motor de seis cilindros boxer arrefecido a ar, montado na traseira. Uma das diferentes funcionalidades desta picape é a abertura lateral da caçamba, que se transforma numa rampa, algo pouco comum neste tipo de veículos.


Chevrolet SSR


A maravilhosa Chevrolet SSR (Super Sport Roadster) foi um modelo único na história da indústria automotiva, numa época em que as marcas americanas estavam começando a revivendo o estilo retro. Fabricada entre 2003 e 2006, combina o visual de um street rod com uma picape com um carro esportivo conversível e alto desempenho, graças aos motores 5.3 e 6.0V8.



Dodge A100


A Dodge A100 nasceu na época das picapes de estilo “cabine avançada” a “cab forward”. Lançada em 1964, esteve em produção até 1970.


Dodge Deora


A Dodge Deora foi imortalizada na primeira série das miniaturas Hot Wheels. Foi construída com base na Dodge A100, com o objetivo de ser a visão do futuro para as pickups esportivas. Um dos elementos mais característicos é a cabine que fica praticamente à frente do eixo dianteiro, e a entrada é feita pela porta frontal, ou seja, na frente do modelo. A concepção desta pickup foi da autoria de Alexander Brothers.





Ford Econoline Pickup


A Ford Econoline Pickup é outro exemplo de um veículo utilitário de estilo “cab forward”, muito em uso nos anos 1960, mas esta série é muito mais rara, pois só 1022 exemplares foram produzidos em 1963.





GMC Centaur


A Centaur é uma pickup conceito, ou “concept truck”, produzida pela GMC em 1988. Foi construída com base na tradicional GMC S-15. Tem um desenho futurista, que lembra a minivan Clevrolet Lumina, e ao mesmo tempo, traz um pouco dos street rods.








Mazda K360


O K360 é um típico carrinho japonês nipônico da época (foi fabricada entre 1959 e 1969), de pequenas dimensões e com um motor de 360 cm3. Além disso, tem três rodas e uma pequena caçamba. Este era o veículo comercial dos Kei Cars.


Nissan XIX


O Nissan XIX é um conceito apresentado em 1995, que mistura o conceito de um automóvel com uma caçamba, algo hoje comum. Está ainda dotada de generosa altura ao solo e tração nas quatro rodas, sendo capaz de enfrentar percursos no fora de estrada.











Subaru BRAT


A Subaru BRAT (que significa Bi-drive Recreational All-terrain Transporter), tem por base o sedã Leone, combinando assim o conforto de um automóvel e a caçamba de uma picape, equipada com tração 4×4. Como característica única, tinha dois bancos montados na caçamba, virados de costas para o habitáculo, algo nunca visto em outra picape, tudo para evitar pagar mais imposto no mercado americano.





Tempo Matador/Hanseat


Com a Segunda Guerra Mundial, a Alemanha estava com dificuldade com a produção de automóveis. A fabricante Tempo desenvolveu um veículo que pudesse ser utilizado pelos militares, mas também por clientes civis. Assim, introduziu o Hanseat de três rodas e o Matador de quatro rodas, atendendo as necessidades urbanas. Poderia ter vários tipos de carrocerias, desde picapes e wagons, até transporte de passageiros.


Toyota A-Bat


A Toyota A-Bat é um conceito, com desenho futurista e esportivo, uma espécie de “SUV picape”. Foi apresentada em 2008, mas nunca chegou à produção.


Willys-Jeep FC


A Jeep sempre foi uma marca ligada a veículos todo-terreno, puros e rudes, como o Wrangler. No entanto, houve uma época nas décadas de 1950 e 1960 em que a Willys produziu, sob a submarca Jeep, um pequeno caminhão (ou uma picape grande), o FC, que significa Forward Control, pois a cabine está montada “em cima” do motor, tendo a frente quase reta.



Deixe um comentário


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español