Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Piloto de 10 anos morreu na pista de Fernando Alonso

Compartilhe!

O piloto Gonzalo Basurto, de apenas 10 anos, morreu no último domingo, depois de ter sofrido um grave acidente quando treinava para uma prova de kart no circuito de Fernando Alonso, nas Astúrias, Espanha.

basurto-807x346

Segundo a imprensa local, o kart de Basurto se chocou com outro, capotou por algumas vezes e o piloto ficou debaixo de um dos karts. Sofreu uma parada cardio-respiratória, que os médicos conseguiram estabilizar, levando-o para o hospital, onde acabou por não resistir aos ferimentos.

A prova, que fazia parte do Campeonato das Astúrias, foi cancelada. Gonzalo Basurto era natural de Medina de Pomar, Burgos.

18057186_1508016015883946_8455712360619791920_n

Fernando Alonso, que se encontra nos Estados Unidos se preparando para participar da “500 Milhas de Indianapolis”, mostrou-se arrasado com a notícia, e fez chegar as suas condolências à família e amigos de Basurto”, com a seguinte mensagem” Despierto de madrugada en uno de los días más tristes. Destrozado. Desde aquí, un abrazo enorme a la familia de Gonzalo y a todo el Karting”.

O kartódromo Fernando Alonso foi inaugurado em 2011 e situa-se no mesmo lugar onde está o museu que conta a história do primeiro campeão espanhol na Fórmula 1. O complexo fica na cidade asturiana de La Mogral, próximo de Oviedo, onde Alonso nasceu.

1459991_696652583686964_1394948364_n

Leia aqui a mensagem deixada por seu pai, Fernando Basurto, ontem no Facebook:

“Se aproxima o final do dia de hoje, e embora a lógica seria eu estar triste, a verdade -e digo isso do fundo do meu coração-0 estou muito feliz e confortado, me faltariam dias em minha vida para poder atender todos as mensagens de apoio que recebemos. Apesar de tentar responder, só posso dizer muito obrigado.

Fernando-Basurto-hijo-Gonzalo_1020508365_7166092_1020x574
Queremos agradecer a toda a equipe do Museu e Circuito Fernando Alonso, a José Luis Alonso pela sua atenção, que desde o primeiro segundo atenderam Gonzalo para tentar salvar a sua vida, à equipe da ambulância e enfermeiros que atenderam a Gonzalo com um profissionalismo incrível, não deixando de tentar tudo o que estava ao seu alcance. A Federação de automobilismo e seus representantes por colocar todos os meios de socorro no sábado, para os treinos privados, mostrando seu profissionalismo e na previsão de possíveis acidentes. Quero agradecer a todo o pessoal de saúde do hospital universitário central das Astúrias, por não deixar nem um segundo de tentar salvar a vida de Gonzalo sabendo que estava sendo impossível devido à gravidade do seu estado.
Sempre serei grato a todos os membros da nossa equipe Evo Kart Spain, que estiveram me acompanhando em tão duros momentos e não me deixaram só, nem por um minuto. Obrigado também a German Sañudoi Barquin que atendeu a Gonzalo nos primeiros instantes, e que foi um grande apoio para mim.

No dia de hoje foi impressionante o apoio recebido, e não queria deixar ninguém sem agradecimento pelo apoio. Muito obrigado à Federação de automobilismo com seu presidente Carlos Jimenez, a todos os representantes, a Julio Noval Casaines, que esteve comigo me dando ânimo na longa noite no hospital. À Federação Portuguesa de Futebol, com o seu presidente que não se separou de nós em todo o dia de hoje.
Muito obrigado ao Colégio Princesa de Espanha e a todos os professores pela sua ajuda com Gonzalo, à associação dos diabéticos por toda sua ajuda e apoio.

Muito obrigado ao time do Villarcayo por todas as ostras de carinho de toda a direção, treinadores, jogadores e colaboradores, onde Gonzalo jogava em suas categorias inferiores.

Agradecer a toda a minha família e amigos que estiveram nos acompanhando nesses momentos tão difíceis, se não fosse isso não conseguiríamos suportar.

Não me quero esquecer de meus colegas de trabalho que sempre estiveram dando seus sinais de amor.

Muito obrigado a toda a família do kart, pais, pilotos, mecânicos e preparadores,… de todos os cantos de Espanha, equipes de competição (Coemak, Ale Team, Gu) que competem nas provas de kart que tanto Gonzalo adorava, e que nos enviaram as suas manifestações de carinho.

Quero agradecer a todos os grandes atletas de primeiro nível que nos enviaram suas condolências por meio de diversos meios.

Muito obrigado a todos de todo coração”.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español