Pode chorar: o Dodge Challenger já foi um Mitsubishi
Acredite se quiser. O Dodge Challenger já foi um simplório Mitsubishi japonês. Felizmente durou pouco.
O nome Challenger foi usado pela primeira vez pela Chrysler em 1959, indicando uma versão especial do Coronet. Era o Dodge Silver Coronet. Dez anos depois, em 1969, a marca voltou a usar Challenger no seu famoso muscle car, que foi produzido até 1974. Meio esquecido, o nome voltou a ser aplicado, desta vez numa daquelas aberrações que acontecem de vez em quando na história do automóvel.
Julgue você mesmo. O nome Challenger foi revivido em 1978, desta vez batizando uma versão do Mitsubishi Galant Lambda (em alguns mercados vendido como Sapporo ou Scorpion). Isso mesmo, o Dodge Challenger era um Mitsubishi!. E feito no Japão !!! Durante muito tempo as duas marcas trabalharam juntas, criando modelos em conjunto.
Dodge, Plymouth e Mistubishi eram idênticos, exceto as cores e pequenos detalhes. Na Chrysler existia o Plymouth Sapporo e o mais esportivo Dodge Challenger. Não convenceu ninguém. Os carros foram reestilizados em 1981, ganhando novos faróis. Foram vendidos até 1984, substituídos pelos Dodge Conquest e Daytona.
Do Dodge Challenger original, o nipo-americano mantinha a carroceria estilo hardtop. E só. Esqueça motores V8, só quatro cilindros em linha e desempenho de causar vergonha no menos interessado fã dos Mopar. Esta sandice foi deixada de lado em 1983, as últimas unidades vendidas em 1984, e só em 2008 a Chrysler reviveu o Challenger, com a pompa que ele merece.
Dodge Challenger “Mitsubishi” | |
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Produção | 1978–1983 |
Fábrica | Okazaki, Aichi, Japão |
Carroceria | |
Classe | Subcompacto |
Estilo | duas portas, hardtop |
Base | Mitsubishi Galant Lambda |
Powertrain | |
Motores | 1.6 ou 2.6, quatro cilindros em linha |
Transmissão | manual de 5 marchas, automático de 3 |
Dimensões | |
Entre-eixos | 2530 mm |
Comprimento | 4525 mm |
Largura | 1675 mm |
Altura | 1345–1355 mm |