Pontiac Tojan, o raro papa-Ferrari
Fãs da geração F-body (Chevrolet Camaro e Pontiac Firebird/Trans Am do final dos anos 1980) da General Motors: quem já ouviu falar do Pontiac Tojan? A princípio, esse nome não faz muito sentido. Tudo bem, se poucas pessoas já ouviram falar, menos ainda viram um Tojan. Para aqueles de vocês que não sabem, o Pontiac Tojan foi um esportivo construído pela Knudsen Automotive de 1985 a 1991.

Embora possa parecer um kit de carroceria para ser aplicado num Trans Am de terceira geração, tenha certeza de que não é. O Tojan era um carro esportivo de produção, baseado na plataforma F-Body.

Esses carros foram encomendados pela GM para serem construídos pela Knudsen Automotive. Eles foram feitos para que a Pontiac tivesse um carro que fosse capaz de enfrentar – e superar- as Ferrari. Eles queriam um carro esportivo que pudesse competir de igual para igual com uma Ferrari em uma pista, mas ainda assim fosse acessível ao consumidor americano médio.

A produção foi bastante limitada, e apenas cerca de 300 Tojan foram produzidos entre 1985 e 1991. Esses carros foram montados em Omaha, Nebraska, na fábrica de Knudsen. A GM fornecia à Knudsen carrocerias GTA, motores 305V8 Tuned Port Injection (LB9) e transmissões 700R4.
A Knudsen então reforçou a suspensão original, para que o Tojan pudesse fazer curvas como se estivesse sobre trilhos. Em seguida, os carros ganharam freios a disco elétricos nas quatro rodas e direção hidráulica para facilitar o manuseio. Esses detalhes permitiriam que ele funcionasse com o melhor que a Ferrari tinha a oferecer.

Os itens cosméticos do carro são 100% originais, desenhados por Knudsen. O estilo da carroceria da década de 1980 parece o filho do amor radical entre um Trans Am e um Fiero. O estilo do Tojan foi, na verdade, fortemente influenciado pelo Ferrari 305. Sua influência pode ser vista na tampa do porta-malas e nas luzes traseiras. Além da influência do supercarro italiano, uma enorme asa traseira estilo Lamborghini estava disponível como opcional.

Os Tojan receberam rodas Gotti que foram calçadas com pneus 345/50-15, para maior aderência. Knudsen então modificou o interior desses carros. Eles receberam bancos Recaro de couro, um painel de madeira equipado com marcadores digitais no melhor estilo “De Volta para o Futuro”. Os carrosEles receberam cruise control, um volante de três raios, vidros e espelhos elétricos e outros mimos.

O Tojan era feito sob encomenda; para comprar um, bastava ir à concessionária Pontiac local e acionar a Knusden, que enviava o carro para a concessionária. O preço inicial era de US$ 21.995, e poderia subir até US$ 55.000 dependendo dos equipamentos e preparação. Esta lista de opcionais incluía um Supercharger B&M e Superjection B&M, bem como um diferencial 3,73 Posi. Outras opções incluíam o já mencionado aerofólio de Lamborghini e um toca-fitas com AM/FM Equalizador (que era algo espantoso negócio nos anos 1980).

Além de ter sido projetado para concorrer com as Ferrari, o Tojan também pode ser considerado a resposta da GM aos Ford Saleen Mustang. A ideia por trás do Pontiac Tojan era que um motorista poderia construir seu próprio supercarro por uma fração do preço de uma Ferrari…


Inspirações: o interior estilo “Ferrari 308” e a asa traseira “Lamborghini Countach”.
Embora possa não ter sido um grande vendedorde carros, Russ Knusden conseguiu colocar um esportivo muito rápido nas mãos de americanos. Devido à sua produção limitada, talvez um dia o Tojan se torne um item de colecionador, renomado, semelhante a um Cord 812 ou o Phantom Cosair. Alguns amam esses carros, outros vêem como um daqueles carros estranhos dos anos 1980.
Ame ou odeie, você tem que admitir que o Tojan é um carro selvagem.
