Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Pontiac Tojan, o raro papa-Ferrari

Compartilhe!

Pontiac Tojan front

Fãs da geração F-body (Chevrolet Camaro e Pontiac Firebird/Trans Am do final dos anos 1980) da General Motors: quem já ouviu falar do Pontiac Tojan? A princípio, esse nome não faz muito sentido. Tudo bem, se poucas pessoas já ouviram falar, menos ainda viram um Tojan. Para aqueles de vocês que não sabem, o Pontiac Tojan foi um esportivo construído pela Knudsen Automotive de 1985 a 1991.

Pontiac Tojan: 800hp American Supercar | Carfection - YouTube

Embora possa parecer um kit de carroceria para ser aplicado num Trans Am de terceira geração, tenha certeza de que não é. O Tojan era um carro esportivo de produção, baseado na plataforma F-Body.

pontiac tojan 3 86

Esses carros foram encomendados pela GM para serem construídos pela Knudsen Automotive. Eles foram feitos para que a Pontiac tivesse um carro que fosse capaz de enfrentar – e superar- as Ferrari. Eles queriam um carro esportivo que pudesse competir de igual para igual com uma Ferrari em uma pista, mas ainda assim fosse acessível ao consumidor americano médio.

pontiac tojan 4 86
Pontiac Tojan

A produção foi bastante limitada, e apenas cerca de 300 Tojan foram produzidos entre 1985 e 1991. Esses carros foram montados em Omaha, Nebraska, na fábrica de Knudsen. A GM fornecia à Knudsen carrocerias GTA, motores 305V8 Tuned Port Injection (LB9) e transmissões 700R4.

A Knudsen então reforçou a suspensão original, para que o Tojan pudesse fazer curvas como se estivesse sobre trilhos. Em seguida, os carros ganharam freios a disco elétricos nas quatro rodas e direção hidráulica para facilitar o manuseio. Esses detalhes permitiriam que ele funcionasse com o melhor que a Ferrari tinha a oferecer.

pontiac tojan 1 86

Os itens cosméticos do carro são 100% originais, desenhados por Knudsen. O estilo da carroceria da década de 1980 parece o filho do amor radical entre um Trans Am e um Fiero. O estilo do Tojan foi, na verdade, fortemente influenciado pelo Ferrari 305. Sua influência pode ser vista na tampa do porta-malas e nas luzes traseiras. Além da influência do supercarro italiano, uma enorme asa traseira estilo Lamborghini estava disponível como opcional.

pontiac tojan door handle

Os Tojan receberam rodas Gotti que foram calçadas com pneus 345/50-15, para maior aderência. Knudsen então modificou o interior desses carros. Eles receberam bancos Recaro de couro, um painel de madeira equipado com marcadores digitais no melhor estilo “De Volta para o Futuro”. Os carrosEles receberam cruise control, um volante de três raios, vidros e espelhos elétricos e outros mimos.

pontiac tojan emblem 1
Um pegaso demoníaco: o emblema do Tojan, para afrontar o Cavallino Rampante da Ferrari.

O Tojan era feito sob encomenda; para comprar um, bastava ir à concessionária Pontiac local e acionar a Knusden, que enviava o carro para a concessionária. O preço inicial era de US$ 21.995, e poderia subir até US$ 55.000 dependendo dos equipamentos e preparação. Esta lista de opcionais incluía um Supercharger B&M e Superjection B&M, bem como um diferencial 3,73 Posi. Outras opções incluíam o já mencionado aerofólio de Lamborghini e um toca-fitas com AM/FM Equalizador (que era algo espantoso negócio nos anos 1980).

tojan ad 1

Além de ter sido projetado para concorrer com as Ferrari, o Tojan também pode ser considerado a resposta da GM aos Ford Saleen Mustang. A ideia por trás do Pontiac Tojan era que um motorista poderia construir seu próprio supercarro por uma fração do preço de uma Ferrari…

KITT Alternative: 1985 Pontiac Tojan
Pontiac Tojan: cuando General Motors quiso crear un rival para el Ferrari  308 - Motor.es

Inspirações: o interior estilo “Ferrari 308” e a asa traseira “Lamborghini Countach”.

Pontiac Tojan preto

Embora possa não ter sido um grande vendedorde carros, Russ Knusden conseguiu colocar um esportivo muito rápido nas mãos de americanos. Devido à sua produção limitada, talvez um dia o Tojan se torne um item de colecionador, renomado, semelhante a um Cord 812 ou o Phantom Cosair. Alguns amam esses carros, outros vêem como um daqueles carros estranhos dos anos 1980. 

Ame ou odeie, você tem que admitir que o Tojan é um carro selvagem.

1986 PONTIAC TOJAN GT COUPE

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *