Porsche 911 cede à tentação híbrida…
A atual geração 992 do Porsche 911 acabou de receber uma atualização intermediária para a linha 2025, e entre as novidades está a disponibilidade de um powertrain híbrido pela primeira vez. Apresentado pela marca antes do lançamento no mercado, o Porsche 911 2025 atualizado inclui as versões Carrera, Carrera GTS e Targa 4 GTS, e o conjunto híbrido por enquanto só está disponível nos GTS.
por Ricardo Caruso
As atuais versões Turbo, Turbo S e GT3 RS continuarão inalteradas na linha 2025, embora estejam planejadas atualizações para o Turbo e Turbo S , com este último devendo também receber o powertrain híbrido. Um GT3 atualizado também está chegando, embora não esteja claro se haverá um Carrera S atualizado também.
O novo trem de força híbrido, chamado pela Porsche de T-Hybrid, marca a maior mudança no 911 desde que o carro passou de motores arrefecidos a ar para motores arrefecidos a água, com a chegada da geração 996 na década de 1990. O trem de força consiste em um motor elétrico compacto e leve, integrado à transmissão automática de dupla embreagem de oito velocidades, padrão do 911.
O motor elétrico sozinho gera 54 cv e é usado para auxiliar o motor de combustão interna, neste caso um recém-desenvolvido flat-6 de 3,6 litros turbo, que entrega 478 cv. O turbocompressor também possui um motor elétrico projetado para acelerar a turbina do compressor em baixas rotações, para garantir que a sobrepressão se manifeste rapidamente. Tal como o motor eléctrico integrado na transmissão, que pode recuperar energia durante as frenagens, o motor integrado no turbocompressor recupera energia do escapamento. Toda a energia recuperada é armazenada em uma pequena bateria com capacidade de apenas 1,9 kWh. O uso de uma bateria pequena significa que o peso adicional do sistema híbrido é de apenas 46,7 kg.
Muito parecido com os sistemas híbridos que a Porsche utiliza no automobilismo, onde os engenheiros buscaram inspiração, a principal função do sistema híbrido do 911 é aumentar o desempenho, ao invés de reduzir o consumo de combustível. A potência máxima combinada do Carrera GTS é de 532 cv, 59 cv acima da versão atual, e a Porsche destaca a aceleração de zero a 100 km/h em míseros 2,9 segundos, que é 0,3 segundo mais rápido do que na versão atual. A velocidade máxima é de 296 km/h.
O Carrera atualizado continua com o motor 3.0 litros flat-6 biturbo do Carrera atual, embora haja alguns ajustes para aumentar a potência. Estes incluem a adição dos turboalimentadores do atual Carrera GTS, além do intercooler do atual Turbo. A potência máxima é de 388 cv, um aumento de 9 cv em relação ao Carrera atual.
Outras mudanças no 911 para 2025 incluem novos faróis com tecnologia LED e que agora integram as luzes diurnas (anteriormente eram unidades separadas). Há também um novo desenho para as lanternas traseiras e painéis de carroceria foram revisados, com a Porsche afirmando serem mais aerodinâmicos. Novos padrões de rodas também estão disponíveis, variando entre 19 e 21 polegadas.
Para o interior, é utilizado pela primeira vez um painel totalmente digital; o conta-giros posicionado ao centro ainda é uma unidade analógica, tradição do modelo. Um botão de partida do motor aparece pela primeira vez no 911 (é à esquerda do volante no Porsche atual), e o volante também foi atualizado com mais funções, incluindo seletor de modo de condução.
A linha 2025 do Porsche 911 já está atualmente disponível para encomenda no mercado americano. O Carrera custa a partir de US$ 122.095 e está disponível exclusivamente com tração traseira. Isso representa um aumento de preço em relação ao ano anterior de cerca de US$ 6.000. A novidade para o Carrera GTS, a nova versão híbrida, custará pelo menos US$ 166.895. O GTS pode ter tração traseira ou integral, embora com a carroceria Targa ele só venha com tração integral.
O Turbo, Turbo S e GT3 RS permanecem inalterados para a linha 2025. Eles custam US$ 199.195, US$ 232.395 e US$ 243.295, respectivamente. Isso lã nos Estados Unidos…