Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Porsche 919 Hybrid EVO: mais rápido que Fórmula 1 em SPA

Compartilhe!

Apesar de ter abandonado o campeonato mundial FIA WEC, a Porsche decidiu avaliar qual o total potencial do seu modelo LMP1 sem as restrições impostas pela FIA. O resultado disso? A melhor volta de todos os tempos em SPA-Francorchamps (Bélgica), com o Porsche 919 EVO batendo o recorde de Lewis Hamilton com o seu carro de Fórmula 1, a Mercedes W07.

 

Para comemorar a vitória nas três últimas edições da “24 Horas de Le Mans”, a Porsche criou uma série de eventos como  tributo ao seu LMP1 vitorioso, que começou em SPA-Francorchamps, e passará por Nordschliefe, Goodwood, Brands Hatch e Laguna Seca, durante a “Porsche Rennsport Reunion”. Para isso, a Porsche optou por melhorar o seu protótipo LMP1, criando assim o Porsche 919 Hybrid EVO, que tem assim todo o seu potencial devidamente explorado, com as restrições impostas pela FIA removidas.

Estas restrições atuavam sobre o fluxo de combustível permitido para alimentar o motor de combustão, tendo sido utilizado o sistema elétrico que a Porsche tinha desenvolvido para a temporada de 2018 (e que nunca chegará a ser utilizado), bem como importantes melhorias aerodinâmicas. Ainda assim, Stephen Mitas, chefão da equipe para a categoria LMP1, admitiu que este modelo não usa todas as capacidades da plataforma utilizada, por falta de recursos financeiros, pois trata-se de um projeto que foi descontinuado.

Com tudo liberado, o Porsche 919 Hybrid EVO mantém-se fiel ao compacto motor de combustão 2.0V4, que funciona em conjunto com dois sistemas de recuperação de energia distintos, um associado ao sistema de frenagem e outro associado ao sistema de escapamento.

Este motor atua sobre o eixo traseiro, sendo o dianteiro comandado por um potente motor elétrico. Ao todo estamos falando de um motor de combustão que  teve sua potência aumentada de 500 para 720 cv, e o circuito elétrico subindo dos anteriores 400 para 440 cv, resultando em potência total combinada de 1160 cv.

Também a aerodinâmica, que foi melhorada por meio da aplicação de maior difusor dianteiro e asa traseira de grande dimensão, ambas ajustáveis e com DRS ativo, foram o suficiente para garantir ganho aerodinâmico de 53 % diante do modelo que competiu na temporada passada. Tudo isto permitiu ao Porsche 919 Hybrid EVO bater o melhor tempo até então registrado no circuito de SPA-Francorchamps, que era de Lewis Hamilton, ao volante do seu Mercedes FW07 de Fórmula 1, obtido durante o GP da Bélgica em 26 de agosto de 2017.

Ao volante do novo Porsche 919 EVO estava Neel Jani, piloto suíço, que conseguiu completar os 7 km de pista em 1m41.770s, batendo o tempo de Hamilton de 1m42.553s. Neel Jani conseguiu atingir a velocidade máxima de 359 km/h e a velocidade média de 245,61 km/h. Tal feito foi conseguido às 10h23m locais, com temperatura ambiente de 11ºC, e 13ºC medidos no asfalto da pista.

Para Neel Jani, “o 919 EVO é brutalmente impressionante. É definitivamente o carro mais rápido que pilotei. O nível de aderência está em outra dimensão, nunca pude imaginar que tal coisa fosse possível. A velocidade com que tudo acontece numa única volta com o 919 EVO é tão rápida, que tive que adaptar totalmente o meu tempo de reação ao carro, mesmo diante do ritmo que utilizei durante o campeonato FIA WEC. Não foi apenas mais rápido que a pole da Fórmula 1 de 2017, como foi 12 segundos mais rápido que a pole position do FIA WEC no ano passado”!

 

Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *