Porsche anuncia seu terceiro carro elétrico e recarregamento próprio
No Brasil, muitas montadoras quando perguntadas sobre carros elétricos, saem pela tangente, tentando justificar que “aqui temos o etanol, carro elétrico é bobagem”. Na verdade, não querem investir nesse tecnologia e abrir mão da “galinha dos ovos de ouro”. Consumidor, não se iluda, estão tentando apenas tratar você -de novo- como um pobre cliente de terceiro mundo, que não merece tecnologia de ponta. No resto do mundo, onde consumidores são exigentes e tratados com respeito, a coisa é bem diferente. Não há falácias nem raciocínios falsos e distorcidos: carro elétrico não é futuro, é realidade. Quer um exemplo disso? A Porsche, que deu mais um passo em seu futuro eletrificado e anunciou seu terceiro carro elétrico.
por Ricardo Caruso
Isso mesmo, o chefão Oliver Blume anunciou o terceiro Porsche totalmente elétrico, ao mesmo tempo em que confirmou um 911 híbrido, rede de carregamento própria da Porsche e mix de vendas de elétricos de 80% até 2030.
O esportivo 718,m de última geração, será um carro esportivo totalmente elétrico, de acordo com Blume, e não está decidido se vai usar ou não a nova plataforma PPE do Grupo Volkswagen, que a Porsche desenvolveu em parceria com a Audi. Previsto para chegar em 2025, o 718 elétrico será o “melhor carro totalmente elétrico do segmento”, segundo Blume. O executivo não quantificou nada, deixando no ar perguntas sobre se ele está se referindo à dinâmica de dirigibilidade ou desempenho.
Porsche Mission R conceito
O conceito elétrico Mission R (acima) que estreou no salão de Munique em setembro do ano passado provavelmente antecipou a direção que a Porsche seguirá com o 718 elétrico. O conceito -de motor duplo- apresentava 1.073 cv de potência máxima, tração integral e uma bateria de 80 quilowatts-hora. Uma arquitetura elétrica de 900 volts foi usada no conceito e permitiu que o sistema fosse recarregado de 5 a 80% em apenas 15 minutos.
O 718 elétrico será o terceiro Porsche elétrico, seguindo o SUV Macan elétrico com chegada marcada para 2023 e baseado na plataforma PPE. A Porsche planeja vender o Macan atual, movido a gasolina, ao lado do modelo elétrico por um curto período de tempo, e é possível que a montadora faça o mesmo caminho com o 718.
Os executivos da marca alemã não entraram em detalhes sobre o híbrido 911, mas disseram que não seria um híbrido plug-in. O “powertrain” será semelhante ao que foi aplicado no 919 Le Mans de corrida, focalizando o desempenho ao invés de buscar apenas a em eficiência. Protótipos para este carro já estão sendo testados.
Blume anunciou ainda que a Porsche criará sua própria rede de carregamento de carros elétricos, enquanto ainda apoia o desenvolvimento da infraestrutura existentes. A rede somente Porsche será para proprietários e clientes em áreas onde há grande demanda por estações de carregamento. A primeira estação será inaugurada no início de 2023. É cedo para falar de números, sobre quantas serão as estações ou locais, de acordo com Blume.
Lutz Meschke, diretor financeiro da Porsche, disse que a empresa já identificou locais para estações de carregamento na Alemanha, Áustria e Suíça, onde o lançamento ocorrerá inicialmente. Embora o plano seja começar na Europa, a montadora “precisará pensar em soluções exclusivas para a China e Estados Unidos”, disse Meschke. As estações podem estar em pontos onde os proprietários podem tomar um café ou fazer algum trabalho, o que remete ao que a Audi começou a construir na Europa.
A Porsche mudou as metas para as vendas de eletrificação, seguindo os números entusiasmantes que vieram com o elétrico Taycan. A montadora pretende ter 50% de suas vendas de modelos eletrificados (híbridos e elétricos) até 2025, com um mix de 80% de elétricos até 2030. Esse último número mudou em relação à meta anterior, que era de 80% de vendas eletrificadas para ser apenas vendas elétricas puras.
Em 2021, a Porsche entregou 41.296 Taycan, que mais que dobraram o número de entregas de 2020, ultrapassando o recorde do 911 de 38.464 entregas em 2021. A Porsche destaca que quase 40% dos seus veículos entregues na Europa em 2021 foram eletrificados.