Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Porsche já trabalha no Cayenne cupê para 2018

Compartilhe!

i

A Porsche está desenvolvendo um Cayenne diferente, que pode ser rotulado de “SUV cupê, por conta do desenho de sua carroceria, bem próxima da imagem da foto. A equipe que trabalha no desenvolvimento do modelo, que o chama de “Cayenne Coupé”, tem como objetivo criar um modelo que seja alternativa ao tradicional SUV Cayenne. E segundo a Porsche, o modelo receberá uma linha de motores a gasolina e diesel, e terá ainda duas novidades, um híbrido Plug-in a gasolina e um híbrido Plug-In diesel.

O novo Coupé só deverá surgir no mercado em 2018, já incluído na terceira geração do Cayenne, surgindo como rival do BMW X6, Mercedes MLC e o Range Rover Sport. A base do modelo é uma nova versão da plataforma MLB do grupo VW, que vem sendo desenvolvida para a Audi, fazendo com que este novo produto seja parte de uma grupo de sete novos SUV que o grupo alemão está  desenvolvendo nessa plataforma.

A ideia de um Cayenne ainda mais esportivo não é, propriamente, novidade. “Já há algum tempo vínhamos considerando o lançamento de uma versão mais esportiva do Cayenne, mas o problema é que a capacidade de produção da fabrica de Leipzig está praticamente esgotada devido às vendas fortes do Cayenne” explicou a Porsche.

Apesar desta confiança e dos projetos que já estão em andamento –o Cayenne Coupé já tem o desenho e parte mecânica praticamente definidos– a verdade é que Mathias Muller, chefão da casa alemã, ainda não está convencido que esta profusão de SUVs (Cayenne, Cayenne Coupé e Macan) não vai prejudicar a exclusividade de modelos como o 911, Cayman ou Boxster. Seja como for, a Porsche vai fazer pesado investimento para aumentar a capacidade de produção da fábrica de Leipzig, para que a terceira geração do Cayenne, prometida para 2017, não tenha problemas de volume.

Para agora, o plano de produtos para os próximos anos já está definido, e Muller colocou nele o Cayenne Coupé. O modelo deverá ter linhas mais fluídas e segue o estilo do 918 Hybrid, modelo que será a orientação de estilo para o futuro, inclusive para o 911, apesar de ser um modelo específico que, é claro, não mudará de forma nenhuma. O interior dos dois Cayenne será muito semelhante e também terá forte influência do 918 Spyder.

Devido ao quase certo surgimento do Cayenne Coupé, o SUV terá aumento de preço, mantendo porém a versão de entrada com motor Audi3.0 V6, reforçando os top de linha com as versões Turbo e Turbo S com quase 600 cv.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español