Porsche restaura o 901 1963 #57, o mais mais antigo dos 911
Modelo que se tornou símbolo da Porsche, a marca alemã restaurou e tem em exposição -com destaque- seu mais antigo 911, de 163, quando ainda se chamava Porsche 901…
Local privilegiado para se conhecer a história do mais famoso fabricante alemão de carros esportivos, o Porsche Museum, em Stuttgart, acabou de adicionar uma importante joia à sua já muito rica exposição. E do que se trata? Nada mais, nada menos, que o mais antigo 911 conhecido, ou melhor, um dos primeiros Porsche 901 construídos, ainda antes da mudança de nome para 911.
Este carro é tão importante que faz parte da mostra “911 (901 No. 57) — A Legend Takes Off”. Como destaque, claro, está este carro que foi, conforme o próprio nome da exibição indica, o 901 número 57 a sair da linha de produção da fábrica. E que agora volta a ser exibido ao público, mais de 50 anos após ter sido construído.
ABANDONADO
Primeira unidade do Porsche 901 a ser publicamente exibida no museu da marca, este carro foi descoberta em 2014, junto com outro 911, por uma equipa de TV, num barracão abandonado, em plena Alemanha.
Na época, a equipe de televisão contatou, de imediato, o museu da Porsche, e após um exame cuidadoso do carro, descobriu o número 300 057 gravado no chassi. Número que correspondia a uma das unidades originais do hoje em dia 911, ainda na fase em que se chamava 901.
Confirmada a descoberta, os responsáveis do museu trataram logo de comprar os dois carros, assumindo, a partir daí, a restauração de ambos, segundo as especificações originais.
Ainda segundo a Porsche, o processo de recuperação deste 901/911 demorou três anos, tendo sido utilizadas uma série de peças originais na sua reconstrução, retiradas de unidades iguais, embora produzidas em datas posteriores. Quanto ao motor, transmissão e interior, foram recuperados também segundo as especificações originais.
Já completamente restaurado, o Porsche 901 n.º 57 vai agora ficar em exibição no Porsche Museum, em Stuttgart, embora com data de recolha já estipulada: 8 de abril de 2018. Até porque, depois de um período tão longo de abandono e uma igualmente prolongada recuperação, também já ganhou o direito a uma tranquila aposentadoria, de onde só sairá para eventos muito especiais.