Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

PORSCHE-PEICH: OS DONOS DA VOLKSWAGEN

Compartilhe!

porsche

Os familiares dos Porsche-Piech recuperaram o controle majoritário do Grupo Volkswagen depois de comprar 10% da Porsche Automobil Holding SE do Grupo Qatar. Esta aquisição significa que a família passa a ser proprietária de 50,7% das ações da VW

“Todas as ações ordinárias da Porsche SE estão novamente na posse das famílias Porsche e Piech. Isto marca um futuro próspero da Porsche SE como maior acionista da Volkswagen AG”, referiu Wolfgang Porsche, Presidente do Conselho de Supervisão da Porsche SE.

O custo exato do negócio informado, mas no mercado aberto a participação do Grupo Qatar,  a Porsche SE está avaliada em 930 milhões de euros. Geralmente, neste tipo de grandes negócios as ações são compradas a um preço inferior ao preço público. O Grupo Qatar continua com 17% das ações do Grupo Volkswagen.

A Porsche também enfrenta uma ação judicial na Alemanha no valor de 540 milhões de euros em que é acusada ter escondido os planos de comprar a Volkswagen há quatro anos. A Porsche nega as acusações.

O poder da família Porsche-Piech remonta a Ferdinand Porsche quando era designer da Volkswagen. A filha de Porsche casou-se com um advogado vienense chamado Anton Piech e depois da guerra fugiu da fábrica da Volkswagen em Wolfsburg. O seu filho Ferdinand Piech tornou-se engenheiro da Porsche e, eventualmente, tornou-se presidente do Grupo Volkswagen.

MC


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español