Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

PREDADORES CHINESES QUEREM A EUROPA

Compartilhe!

qO Velho Continente continua se comportando como um nobre falido, que não deixa de lado a postura arrogante, e com isso os europeus estão pagando um preço alto por essa posição soberba de eternos “donos do mundo”. O mercado de automóveis por lá está se deteriorando pro causa da crise econômica, e se não vem nenhuma ameaça dos Estados Unidos, a brisa que sopra da China pode se transformar num furacão. Os chineses já se infiltraram no sistema econômico de varios países, e agora parece que está chegando a vez de assolar o setor automoilístico da Europa.

No próximo Salão de Genebra, por exemplo, será a vez da Qoros fazer sua aparição, onde apresentará propostas de carros do futuro e o primeiro modelo a ser vendido na Europa, o Qoros QG3. Os dois conceitos terão o nome de Cross Hybrid Concept e Estate Concept, e servem para mostrar a linha de estilo escolhida pela Qoros, materializada pelo GQ3 que será apresentado na sua versão final.

A proposta de estilo foi desenvolvida –ironicamente- por um europeu, Gert Volker Hildebrand, que esteve por trás do estilo do Mini atual. Seu trabalho foi considerado bom, e mostra que os chineses já encontraram o “caminho das pedras” para acertar o desenho de seus carros, e por isso estão contratando europeus para fazer direito aquilo que eles não têm a menor idéia de como se faz: carros bonitos.

O Cross Hybrid Concept está equipado com um sistema híbrido com motor a gasolina, sendo este encarregado de mover as rodas da frente, ficando o motor elétrico destinado aoeixo traseiro, permitindo assim em situações limite a tração integral. Já a Estate Concept sugere uma wagon do GQ3, apresentando como destaque várias opções para posicionar os bancos e aproveitar melhor o espaço para as bagagens.

A base para ambos os modelos é a plataforma única que a Qoros classifica como “inteligente e modular”, a mesma usada no GQ3, pretendendo com isso economizar bastante comunização da plataforma e de outros componentes. Outra vantagem desta plataforma, ainda segundo a chinesa Qoros, é a maior rapidez na oferta de novos modelos para atender as exigências do mercado.

Os futuros modelos, bem como o GQ3 que será apresentado em Genebra na sua versão definitiva e pronta para comercialização na Europa, serão produzidos na nova fábrica da Qoros em Changsu. A comercialização terá início no final deste ano. Ou seja, as garras predadoras dos carros chineses agora apontam para a Europa, economicamente enfraquecida e, assim, um terreno fértil para carros baratos e de qualidade sempre duvidosa.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español