Classic Cars

Primeiro carro autônomo surgiu há 30 anos

Compartilhe!

É inevitável hoje, quando se fala em futuro do automóvel, que o assunto “condução autônoma” entre em pauta. Não dá para escapar disso, e em curto espaço de tempo os modelos autônomos estarão nas ruas (menos no Brasil claro). Mas o interessante é que a vontade de criar a condução autônoma não é recente, e já tem três décadas. Foi precisamente há 30 anos que foi lançado o NavLab 1, reconhecido como o primeiro veículo autônomo do mundo.

navlab-1-e1478607754761

No inicio da década de 1980, o Instituto de Robótica da Carnegie Mellon University  (Estados Unidos) desenvolveu uma série de modelos autônomos e semi-autônomos bastante avançados para a época. Na verdade, os sistemas usados naqueles tempos são em tudo iguais aos usamos hoje em dia. Mas menos evoluídos, claro.

O primeiro modelo –o Terregator- foi apresentado em 1983, e era um pequeno robô off road que usava uma combinação de lasers, radares e câmeras de vídeo para rodar sem intervenção humana; hoje recorremos à mesma tecnologia adicionando apenas a geolocalização por satélite. Este modelo abriu caminho para aquele que é descrito como o “primeiro veículo 100% autônomo do mundo a transportar pessoas a bordo”, o NavLab 1, que seria lançado três anos mais tarde.

Como se pode ver na foto, o NavLab 1 parecia mais uma carro de reportagem de TV do que um veículo autônomo, e na verdade não era mais do que um Chevrolet modificada. Por dentro, o NavLab 1 estava equipado com computadores e sensores de movimento e, devido às limitações de software, só no final dos anos 1980 é que o modelo se tornou completamente funcional.

Em modo 100% autônomo, a velocidade máxima era de pouco mais de 32 km/h, muito reduzida nos padrões atuais, mas que naquele tempo foi um considerado um sucesso


Compartilhe!
1713900099