Proibido: General Lee perdeu a bandeira dos Confederados
O mundo está ficando mesmo chato, muito chato e sem graça. A Warner Bros, empresa detentora dos direitos da série “The Dukes of Hazzard” (“Os Gatões”, no Brasil), anunciou que as réplicas do legendário Dodge Charger “General Lee” deixarão de ter a bandeira dos Confederados no teto.
O Dodge Charger de 1969 com a bandeira dos estados Confederados no teto e o número 01 pintado nas portas era a grande atração da série, exibida originalmente entre 1979 e 1985.
A decisão foi tomada depois do ataque de Dylann Storm Roof, de 21 anos, a uma igreja afro-americana em Charleston, na Carolina do Sul, que vitimou nove pessoas. O autor do atentado, que em várias fotografias pode ser visto exibindo a bandeira em questão, muitas vezes associada ao racismo e supremacia da raça branca.
A bandeira, herdada da guerra civil, era o símbolo do Estado. Os estados Confederados eram o lado que defendia a manutenção da escravatura durante a guerra civil.
Empresas como a Nascar, Boeing, BMW e Michelin também se distanciaram da imagem, que também será removida das placas de veículo da Virgínia e Carolina do Norte.
Em comunicado, até o eBay se manifestou e anunciou que decidiu proibir a venda de qualquer produto com a bandeira, já que se transformou em um símbolo contemporâneo de divisão e racismo.