Quais são os carros mais rápidos em Nurburgring?
Batizado de “Inferno Verde”, apelido dado pelo tricampeão mundial de Fórmula 1 Jackie Stewart e elevado à categoria de “Referência”, o lendário Circuito de Nürburgring foi criado em 1925 como uma área de testes. E quase 100 anos depois ainda é, já que os tempos de volta em Nürburgring são forma comum de comparação entre carros e uma maneira de cada marca se destacar dos concorrentes.
por Ricardo Caruso
No “Ring”, que usa o antigo traçado de pouco mais de 20 km da Fórmula 1 dos anos 1970, circulam veículos desenvolvidos por diferentes marcas de automóveis, para serem testados, desenvolvidos e ajustados. Ou mesmo por arremedos de pilotos, que vez por outra estampam seus carros nos guard rails locais. Há alguns anos o asfalto foi melhorado, e é um dos percursos mais difíceis e respeitados do mundo. Sedia diversos eventos internacionais e recebe modelos de todas as marcas e segmentos.
Curiosidade: em 1973, José Carlos Pace fez a volta mais rápida no GP da Alemanha de Fórmula 1, com um tempo de volta hoje inimaginável em qualquer corrida de Fórmula 1: 7min11.4s (velocidade média de 190,600 km/). A prova teve apenas 14 voltas, mas durou 1h42m. O detalhe é que ele pilotava uma combalida Surtees e bateu a marca cinco vezes seguidas naquele dia… Também foi lá, em 1976, que Niki Lauda sofreu seu grave acidente.
No passado, a grande maioria dos carros esportivos era avaliada pelo tempo que levavam para completar a aceleração de zero a 100 km/h. Atualmente esse número ainda é considerado importante, mas aos poucos, as empresas automotivas sérias tornaram como referência os tempos de volta em Nurburgring.
O percurso de 22, 835 km hoje tem 20,832 km de extensão total, 300 metros de mudança de altitude, 73 curvas (33 para a esquerda e 40 para a direita), e altura de pico de 617 metros acima do nível do mar. Este percurso é um verdadeiro centro de testes que evoluiu ao longo dos seus 89 anos de vida aberto ao público.
Nos dias atuais, o Nürburgring Nordschlife é visto apresentado como uma espécie de selo alemão de qualidade dinâmica. Tanto os fabricantes quanto os entusiastas mais endinheirados viajam para lá. Mas nesta pista nem tudo são carros esportivos ou de alto desempenho. Vamos conhecer os melhores tempos de volta para cada categoria.
Os recordes no percurso de 20,6 quilômetros tornaram-se populares a partir da década de 1990, mas tecnicamente não são uma volta completa. A volta cronometrada começa no final da antiga reta dos boxes e termina no início dela, o que dá uma diferença de 200 metros. É por isso que nas tabelas você poderá ver duas colunas com tempos de volta diferentes.
Recorde geral da volta
Modelo | 20,6 quilômetros | 20,8 km |
Porsche 919 Evo Le Mans | – | 5:19,55 |
Volkswagen ID.R | – | 6:05.34 |
Porsche 956 | – | 6:11.13 |
Engenharia BMW 832 (carro em desenvolvimento) | – | 6:28,03 |
Mercedes-AMG One | – | 6:35,18 |
Porsche 911 GT2 RS Manthey | 6:38,84 | 6:43h30 |
Porsche 911 GT2 RS Manthey | 6:40,33 | 6:44,75 |
NIO EP9 | – | 6:45,90 |
Pagani Zonda R | – | 6.47.50 |
McLaren P1 XP1 LM | 6:43,22 | – |
Carros de produção
Modelo | 20,6 quilômetros | 20,8 km |
2022 Mercedes-AMG One | – | 6:35,18 |
2019 Porsche 911 GT2 RS Manthey-Racing | 6:38,84 | 6:43h30 |
Mercedes-AMG GT Black Series 2020 | 6:43,62 | 6:48,05 |
2023 Porsche 911 GT3 RS | 6:44,85 | 6:49,33 |
2018 Lamborghini Aventador SVJ | 6:44,97 | – |
2017 Porsche 911 GT2 RS | 6:47,25 | – |
2009 Radical SR8 LM | 6:48,28 | – |
2017 Lamborghini Huracán Performante | 6:52,01 | – |
2005 Radical SR8 | 6:55,00 | – |
2021 Porsche 911 GT3 | 6:55,10 | – |
Compactos com tração dianteira
Modelo | 20,6 quilômetros | 20,8 km |
2023 Honda Civic Tipe R | – | 7:44,88 |
2019 Renault Mégane RS Trophy-R | 7:40.10 | 7:45,39 |
2018 Honda Civic Tipe R | 7:43,80 | – |
2016 VW Golf GTI Clubsport S | 7:47,19 | – |
2016 Honda Civic Tipe R | 7:50,63 | – |
2014 Renault Mégane RS 275 Trophy-R | 7:54,36 | – |
Compactos
Modelo | 20,6 quilômetros | 20,8 km |
2023 BMW M2 Coupé | – | 7:38,71 |
2022 Audi RS3 | – | 7:40,75 |
2023 Honda Civic Type R | – | 7:44,88 |
2019 Renault Mégane RS Trophy-R | 7:40.10 | 7:45,39 |
2017 Honda Civic Type R | 7:43,80 | – |
2016 VW Golf GTI Clubsport S | 7:47,19 | – |
2021 Mercedes-AMG A 45 S | 7:48,80 | – |
Sedãs
Modelo | 20,6 quilômetros | 20,8 km |
2019 Jaguar XE SV Project 8 | 7:18,36 | 7:23,16 |
2021 Mercedes-AMG GT 63 S 4Matic + | 7:23.01 | 7:27,80 |
2020 Porsche Panamera Turbo S | 7:25.04 | 7:29,81 |
2018 Mercedes-AMG GT 63 S 4Matic+ | 7:25,41 | 7h30min11 |
2022 BMW M5 CS | 7:29,57 | – |
SUVs e Crossovers
Modelo | 20,6 quilômetros | 20,8 km |
2021 Porsche Cayenne Turbo GT | 7:33,95 | 7:38,93 |
2020 Audi RS Q8 | – | 7:42,25 |
2019 AMG GLC 63 S 4Matic+ | 7:49,37 | 7:54,40 |
2018 Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio | 7:51,70 | – |
Porsche Cayenne Turbo 2016 | 7:59,70 | – |
Carros elétricos
Modelo | 20,6 quilômetros | 20,8 km |
Volkswagen ID.R | – | 6:05.34 |
NIO EP9 | – | 6:45,90 |
2023 Rimac Nevera Time Attack | – | 7:05.298 |
2024 Porsche TaycanTurbo GT | – | 7:07,55 |
2023 Tesla Modelo S Plaid 2023 | – | 7:25,23 |
2023 Porsche Taycan Turbo S | – | 7:33,35 |
Porsche Taycan Turbo | 7:42,34 | – |