QUEM É DONO DE QUEM NO MUNDO DO AUTOMÓVEL
As ações da Fiat começaram o ano em forte alta, depois que a montadora italiana finalmente fechou um acordo de US$ 4,35 bilhões pelo restante do controle da Chrysler.
O acordo, anunciado ontem (01/01), aconteceu depois de mais de um ano de negociações complicadas, que atrapalhavam os esforços do presidente-executivo do grupo Fiat Sergio Marchionne, em acertar o valor entre as duas montadoras.
A Fiat vai adquirir mais 41,46% da Chrysler. A marca americana ainda não possuía de um fundo de seguro de saúde de funcionários aposentados filiados ao sindicato United Auto Workers (UAW). O fundo, que detinha o restante da Chrysler, era uma associação voluntária dos empregados, a VEBA, que receberá US$ 3,65 bilhões em dinheiro, dos quais US$ 1,9 bilhão virão da Chrysler e US$ 1,75 bilhão da Fiat. Depois de assinado o negócio, a Chrysler tem o compromisso de pagar ao UAW outros US$ 700 milhões ao longo de três anos.
Ainda não está claro se a fusão com a terceira maior montadora dos Estados Unidos será suficiente para reduzir as perdas da Fiat na Europa; hoje a marca italiana depende da Fiat do Brasil para sobreviver. O plano de Marchionne depende da sua capacidade de compartilhar tecnologia facilmente e de forma barata, além de dinheiro e rede de distribuidoras com a Chrysler.
Esse é mais um passo na história da indústria automobilística mundial, que mudou muito nos últimos anos. Hoje é difícil saber quem é dono de quem ou quais são as alianças criadas entre os diversos grupos que dominam o mercado. AUTO&TÉCNICA fez esta longa lista, que mostra quais são as principais montadoras, suas estruturas acionárias e com quem elas trabalham.
Este levantamento está organizado em ordem alfabética e mostra, em cada grupo, as marcas de propriedade de cada organização, as “joint venture”, contratos de produção e parcerias técnicas. Curioso saber, por exemplo, que a Honda pertence quase toda a bancos japoneses, que a Nissan tem uma parcela da MercedesBenz ou que a Volkswagen detém parte da Suzuki. Confira:
BMW
Proprietários: Família Quandt (46,7%), acionistas diversos (53.7%)
Possui: BMW; BMW i; BMW Motorrad, Mini e Rolls Royce
Joint venture: BMW Brilliance Automotive, China; SGL Automotive Carbon Fibers, Alemanha e Estados Unidos; Drive Now, Alemanha
Contratos de produção: Magna Steyer, Áustria; Avtotor, Rússia; Inocom, Malásia; BAMC, Egito; DAFRA, Brasil; PT Gaya Motor, Indonésia; VDL NedCar, Holanda (em 2014)
Parceria/Alianças técnicas: PSA (motores a gasolina, França e Alemanha); Daimler AG (compra de peças, Alemanha); Toyota (motores diesel e pesquisa de baterias, Alemanha e Japão)
CHRYSLER
Proprietários: Fiat North América LLC (58,5%); UAW Fundo de pensões e benefícios médicos (41,5%), até o momento.
Joint Venture: Arab American Vehicles, Egito
Contratos de produção: Fiat (EUA e Europa); Volkswagen (Canadá)
Parceria/Alianças técnicas: Fiat (carros, motores, transmissões e outros componentes, EUA, Europa, Brasil e China); ZF Friedrichshafen (transmissões, eixos e conversores de torque, EUA, Alemanha e México)
CHINA FAW GROUP
Proprietários: Governo chinês (100%)
Possui: FAW Car (13,3%)
Joint venture: Volkswagen (China); Toyota (China), GM (China)
Parceria/Alianças técnicas: Toyota (motores, China)
DAIMLER
Proprietários: Kuwait Investments (7,6%); Black Rock Inc (5,7%); Renault (1,55%); Nissan (1,55%); acionistas diversos (83,6%)
Possui: Deutsche Accumotive (90%); Mitsubishi Fuso (89,3%); BAIC Motor (12%); Kamaz (11%); Tesla Motors (4,3%); Renault (1,55%); Nissan (1,55%)
Marcas: Car2go; Daimler Buses; Daimler Financial Services; Daimler trucks; Detroit Diesel; EvoBus; Mercedes Benz; Smart; Mercedes Benz Vans
Joint Venture: Euro Advanced Carbon Fiber Composites (Alemanha); Beijing Benz Automotive (China); Fujkian Benz Automotive FBAC (China); Fuso Kamaz Trucks (Rússia); Enegine Holdoing Togum (Alemanha); Li-Tec Battery (Alemanha)
Contratos de produção: Magna Steyr (Áustria); GAZ (Rússia)
Parcerias/Alianças Técnicas: Renault-Nissan (carros pequeno, comerciais e motores, França, Japão e EUA); BMW (compra de peças, Alemanha); AFCC (tecnologia de célula de combustível, Canadá); Deutsche Accumotive (baterias de iões de lítio, Alemanha); EM.Motive (motores elétricos, Alemanha); Ford e Nissan (desenvolvimento de células de combustível)
FIAT
Proprietários: Família Agnelli/Elkaan (30%); outros acionistas (70%)
Possui: Ferrari (90%); Teksid (85%); Chrysler (58,5%, por enquanto); CNH Industrial NV (3%); Comau (100%); Magneti Marelli (100%); VM Motori (100%)
M arcas: Abarth; Alfa Romeo; Fiat; Fiat Professional; Lancia; Maserati
Joint venture: PSA (Sevslud, Itália); Tofas (Turquia); Tata (Índia); GAC (China); Fia Automobiles (Servia)
Contratos de produção: Suzuki (Hungria); Ford (Polônia); Chrysler(EUA e Europa); Mazda (com a Alfa Romeo a partir de 2015, Japão); PSA, Opel e Tofas (veículos comerciais, Turquia)
Parcerias/Alianças Técnicas: GM (motores, Polônia); Suzuki (motores diesel, Itália, Polônia e Índia); Chrysler (veículos, motores, transmissões e componentes, EUA, Europa, Brasil e China); GAC (transmissões sob licença, China)
FORD
Proprietários: Acionistas diversos (98%); Ações B (2%); família Ford tem Ações B e 40% dos direitos de votos
Possui: Mazda Motor Corporation (1,08%); Ford Romenia (100%)
Joint Venture: Mazda (AutoAlliance, EUA e Tailândia); Ford Otosan (Turquia); Changan Ford (China); Jiangling Motors (China); Getrag Ford Transmissions (EUA, Alemanha, França e Eslováquia); Ford Soliers (Rússia); Ford (Vietnam)
Contratos de produção: Fiat (Polônia)
Parcerias/Alianças Técnicas: PSA (motores, França e Reino Unido); Toyota (informática); Daimler e Nissan (desenvolvimento de sistema de célula de combustível)
FUJI (Subaru)
Proprietários: Toyota Motor (16,5%); Fuji Heavy (1,6%); Suzuki (1,8%); outros acionistas (80,1%)
Possui: Suzuki Motor (1%)
Contratos de produção: Toyota (EUA e Japão); Daihatsu (Japão)
GENERAL MOTORS
Proprietários: Investidores institucionais (78,8%), UAW VEBA (10,1%); Canada DIC (7,9%)
Possui: HKJV (90,8%); GM Korea (77%); PSA Peugeot/Citroen (7%, mas à venda); GM Holden (100%); GM Rússia (100%); Adam Opel (100%)
Joint venture: FAW-GM (China); GM AvtoVAZ (Rússia); SAIC-GM-Wuling Automobile (SGMW, China); Shanghia General Motors (SGM, China)
Contratos de produção: Renault Nissan (Grã-Bretanha, México, França e Espanha); Avtotor (Rússia); Suzuki (Hungria); Fiat e Tofas (Turquia)
Parcerias/Alianças Técnicas: Fiat (motores, Polônia); Isuzu (motores, Polônia e EUA); SAIC (motores, China); PSA (plataformas, compras, Europa); Honda (pesquisa e desenvolvimento de tecnologia de hidrogênio, Mundial)
HONDA
Proprietários: Japan Trustee Serices Bank (6,75%); The Master Trust Bank of Japan (4,41%); Moxley & Co. (3%); Meiji Yasuda Life Insurence (2,82%); JP Morgan Chase (2,36%); outros acionistas (80,66%)
Joint venture: Honda Atlas Cars (Paquistão); P.T. Honda Prospect Motor (Indonésia); Honda (Filipinas); Honda Malasya SBN (Malásia), Honda Vietnam (Vietnã); Guanqi Honda Automobile (China); Dongfeng Honda Automobile (China); Honda Automobile (China)
Parcerias/Alianças técnicas: GM (tecnologia de hidrogênio, Mundial)
HYUNDAI
Proprietários: Hyundai Mobis (20,78%); Ghung Mong-Koo (5,17%); Outros acionistas (74,05%)
Detêm: Hyundai (100%), Kia (33,99%)
Joint venture: Beijing Hyundai Motor (China); Hyundai Assan Otomotive Sanayi (Turquia)
Contratos de produção: CAOA Montadora de Veículos (Brasil); Ghabbour (Egito); Hyundai Thanh Cong Auto (Vietname); Hyundai Indonésia Motor (Indonésia); Inokom Corporation (Malásia)
MAZDA
Proprietários: Japan Trustee Services Bank (4,66%); Master Trust Bank of Japan (4,48%); Mitsui Sumitomo Banking (2,14%); Ford Motor Company (2,08%); Chase Manhattan Bank (1,87%); Itochi (1,78%); Sumitomo (1,78%); State Street Bank & Trust (1,62%); Morgan Stanley & Co. (1,37%); Mitsui Sumitomo Insurance (1,36%); Outros acionistas (76,88%)
Joint Venture: Ford (AutoAlliance, EUA e Tailândia); Changan Ford Mazda (China); MNazda Sollers (Rússia); Mazda (Malásia); Mazda Motor Manufacturing (México)
Contratos de produção: Suzuki (Japão e Indonésia); Mitsubihi, Nissan, Press Kogyo, Isuzu (Japão); FAW Car (China)
Parcerias/Alianças técnicas: Toyota (Híbridos, Japão)
MITSUBISHI
Proprietários: Mitsubishi Heavy (15%); Mitsubishi Corp. (14%); Outros acionistas (71%)
Joint venture: Southest (China); Guangzhou Automobile Group (China); PSA/Peugeot Citroën (Rússia); Nissan (Japão)
Contratos de produção: Suzuki (Japão); PSA (Japão); Nissan (Japão); Mazda (Japão)
Parcerias/Alianças técnicas: PSA (modelos elétricos, Japão); Proton (motores, componentes e tecnologia de motores, Malásia); Renault (modelos compactos, médios e elétricos, Mundial)
NISSAN
Proprietários: Renault (43,8%); Daimler (3,1%); Nissan (0,68%); Outros acionistas (52,42%)
Detêm: Renault (15%); Daimler (1,55%)
Joint venture: Dongfeng (China); Ashok Leyland Nissan Vehicles (India); NMKV (Japão)
Contratos de produção: Suzuki (Japão e India); Mitsubishi (Japão); GM (México); Mazda (Japão); Isuzu (Japão); Nissan Shatai (Japão); UD Trucks (Japão)
Parcerias/Alianças técnicas: Ashok Leyland (motores, Índia); Daimler (carros pquenos, comerciais e motores, França, Japão e EUA); Daimler e Ford (desenvolvimento de células de combustível, Mundial)
PSA PEUGEOT CITROËN
Proprietários: Família Peugeot (43,8%); GM (7%, por enquanto); Funcionários (3,2%); Outros acionistas (64,3%)
Possui: Banco PSA Finance (100%); Citroën (100%); Peugeot (100 %); Faurecia (57%); Gefco (25%)
Joint venture: Fiat (Sevelsud, Itália); Toyota (República Tcheca); Societe de transmissions (Renault, França); Française de Mechanique (Renault, França); Changan PSA Automobile (China); Dongfeng Peugeot Citren (China); Mitsubishi (Rússia)
Contratos de produção: Toyota (França); Mitsubishi (Japão); Karsan (Turquia); Fiat, GM e Tofas (Comerciais, Turquia)
Parcerias/Alianças técnicas: BMW (modelos a gasolina, França e Alemanha); Ford (motores, França e Reino Unido); Mitsubishi (veículos elétricos, Japão); GM (plataformas, compras, Europa)
RENAULT
Proprietários: Governo francês (15,01%); Nissan (15%); Daimler (3,1%); Funcionários (3,06%); Público (62,46%); Outros acionistas (1,37%)
Joint venture: Renault Tanger Mediterranee (Marrocos); Bajaj Auto-Nissan (Índia); Avtoframos (Rússia); Iran Khodro & Saipa (Irã); Societe de transmissions (PSA, França); Française de Mechanique (PSA, França); Societe des Automobiles Alpine Caterham (com a Caterham, França)
Contratos de produção: GM e Nissan (Reino Unido, França e Espanha)
Parcerias/Alianças técnicas: Oyak (motores, Turquia); Cofal (motores para comerciais, Brasil); Daimler e Nissan (carros pequeno, comerciais e motores, França, Japão e EUA); Suzuki (motores diesel, Japão); Mitsubishi (carros compactos e médios, veículos elétricos, Mundial)
SHANGAI
Proprietários: Câmara Municipal de Shangai (100%)
Possui: GM-Daewoo Auto & Technology (9,9%)
Joint venture: GM (China); Volkswagen (China)
Parcerias/Alianças técnicas: GM (motores, China)
SUZUKI
Proprietários: VW (19,89%); Fujy Heavy Industries (1,8%); Outros acionistas (79,11%)
Possui: Maruti Suzuki (56,2%); Fuji Heavy Industries (1,8&)
Joint venture: Chongqing Changan (China); Jiangxi Changhe (China)
Contratos de produção: Fiat (Hungria); GM (Hungria); Mazda (Japão e Indonésia); Nissan (Japão e Índia); Mitsubishi (Japão)
Parcerias/Alianças técnicas: Fiat (motores diesel, Itália, Polônia e Índia); Renault (motores diesel, Japão)
TOYOTA
Proprietários: Toyota (9%); Toyota Industries (6%); Outros acionistas (85%)
Possui: Daihatsu Motors (51%); Hinoi Motors (50%); Fuji Heavy Industries (16,5%); Isuzu Motors (6%); Tesla Motors (3%)
Joint venture: FAW (China); PSA Peugeot Citroën (República Tcheca); Guangzhou Automobile Group (China)
Contratos de produção: Fuji Heavy Industries (EUA e Japão); PSA (República Checa)
Parcerias/Alianças técnicas: FAW (motores, China); Isuzu (motores diesel, Japão e Europa); Yamaha (motores e desenvolvimento, Japão); Tesla Motors (motores elétricos, EUA); BMW (motores diesel e pesquisa e desenvolvimento de baterias, Alemanha e Japão); Ford (informática, Mundial); Mazda (motorizações híbridas, Japão)
VOLKSWAGEN
Proprietários: Porsche Automobil Holding (32,2%); Qatar Holding (16,4%); Governo da Baixa Saxônia (12,7%); Investidores Institucionais Internacionais (24,9%); Outros acionistas (13,8%)
Possui: Audi (99,6%; a Audi tem 100% da Lamborghini e da Ducati); Bentley Motors (100%); Bugatti (100%); Porsche (100%); Seat (100%); Skoda Auto (100%); ItalDesign Giugiaro (90,1%); Scania (89,2%, que inclui VW AG e MAN SE); MAN SE (75,18%); LeasePlan (50%); Suzuki Motor (19,89%)
Joint venture: FAW (China); SAIC (China)
Contratos de produção: GAZ (Rússia); Eurocar (Ucrânia); DRB-Hicom (Malásia); Indomobil (Malásia); Azia Avto (Casaquistão); Chrysler Group (Canadá)