Classic Cars

Quem lembra do VW Cheetah 1971?

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Por que lembramos do VW Cheetah agora? Simples. Porque sempre sonhamos com um modelo conversível simples e acessível mas que não seja um buggy. Esse conceito Cheetah tinha um grande potencial no início dos anos 1970, mas que infelizmente não foi explorado.

O Cheetah ganhou vida em 1971, como resultado da colaboração entre a Volkswagen, a Karmann e o estúdio de desenho italiano Italdesign. O desenho do carro foi feito sob comando de Giugiaro e sua equipe, com a Karmann envolvida no desenvolvimento no teto conversível, uma de suas especialidades.

Baseado no Fusca 1600, o Cheetah foi imaginado como um “roadster econômico”, e de acordo com os comunicado de imprensa originais, o carro foi desenvolvido para realmente ser produzido em massa. Isso, óbvio, não aconteceu, o que é uma pena, pois teria sido uma alternativa acessível ao Porsche 914 mais potente daqueles dias.

No início da década de 1970, a Italdesign estava focalizando em formatos mais quadrados e linhas retas, e estas são evidentes no Karman Cheetah e no conceito VW Porsche Tapiro 914/16 que foi mostrado um ano antes. Curiosamente, o teto tinha também um painel de teto solar translúcido, que podia ser armazenado atras dos dois assentos.

O conceito Cheetah usou o motor 1600 do Fusca, com potência de 50 cv. Nas intermináveis guerras de potência de hoje, 50 cv é uma piada, mas o Cheetah não foi criado para desempenhos entusiasmantes. Era um roadster divertido e despretensioso, feito para pessoas mais interessadas em sorrisos por hora do que quilômetros por hora. Infelizmente a VW não aprovou o projeto.

Como detalhe final, o Fiat X1/9 da Bertone, que saiu em 1972, parecia semelhante ao VW, mas o Cheetah tinha o desenho um pouco mais atraente. O X1/9 foi produzido até 1982 pela Fiat e depois foi montado pela Bertone em sua própria fábrica até 1989, quando o modelo foi descontinuado.


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