Rali: 002 Quattro, o Audi de 1000 cv que não existiu
Trinta anos depois, o Audi 002 Quattro saiu finalmente do museu da marca em Ingolstadt, na Alemanha, e roncou forte em Daun, no Eiffel Rally Festival.
O protótipo de Grupo S da Audi destinava-se a substituir o Sport Quattro S1 E2 nas provas de rali, mas as tragédias da Lagoa Azul e da Córsega levaram ao fim os Grupos B, e os projetos de Grupo S sequer viram a luz do dia.
Foi o caso do 002 Quattro, a resposta da Audi aos carros de motor central como o Peugeot 205 Turbo16 e o Lancia 037. O projeto foi segredo até que um fotógrafo flagrou um teste secreto da Audi. A partir dali, todos ficaram sabendo da existência de um carro que, supostamente, era secreto.
O carro, feito à revelia da alta direção da Audi, tendo sido desenvolvido num local remoto na República Tcheca, em Desna. As formas eram próximas dos Sport Quattro, mas escondia motor central, o mesmo 5 cilindros do Sport Quattro, mas com 1000 cv.
A aerodinâmica era outro dos pontos de destaque, assemelhando-se em tudo a um Esporte-Protótipo. Esta filosofia radical contrastava com todos os projetos realizados até então, demonstrando elevada preocupação com a carga aerodinâmica.
Quando o local dos primeiros testes deixou de ser segredo, a Audi resolveu colocar o carro num caminhão e voltar para casa. Só que encontrou no caminho uma convidatva estrada de terra, e decidiu libertar Walter Rohrl, piloto da Audi, para um “passeio”. O problema é que a polícia deteve Walter e escancarou ainda mais o segredo.
Daí em diante foi apenas uma questão de tempo até a direção da Audi descobrir o projeto. O presidente da Volkswagen, Ferdinand Piech, supervisionou ele próprio a destruição dos carros até então construídos. Felizmente alguém escondeu um dos protótipos. O 002 encontra-se atualmente no Museu da Audi, em Ingolstadt. Agora, pela primeira vez, saiu à rua “oficialmente” para ir até Daun, onde realizou duas saídas para ser exibido no Eiffel Rally Festival, Alemanha.