Rallycross: quem derrota o Dodge Hornet de mais de 1000 cv?
A Dodge pode ser mais lembrada por seu desempenho em pistas de arrancada, mas com seu SUV compacto Hornet, a marca americana está se expandindo para o mundo do rallycross, em especial na classe Grupo E do “Nitrocross”.
por Marcos Cesar Silva

A Dodge competirá com o elétrico Hornet R/T FC1-X, que externamente até lembra um pouco o Hornet, mas é baseado no chassi FC1-X, comum a todas as equipes que competem no Grupo E do “Nitrocross”.
O Grupo E é a categoria elétrica da série de rallycross do Nitrocross na América do Norte, criada pelo piloto de rally e estrela do “Gymkhana” Travis Pastrana. Entre os elétricos, categoria que está em atividade desde 2022, a partir da temporada 2024-2025, a Dodge estará presente em uma parceria com a equipe Dreyer & Reinbold Racing (DDR).
A equipe terá quatro carros, que serão pilotados por Andres Bakkerud, Lia Block (filha do falecido Ken Block), Robin Larsson e Fraser McConnell.
Todos os carros baseados no FC1-X apresentam quatro motores elétricos de fluxo axial —um acionando cada roda— que geram a potência combinada de 1.072 cv. Isso permite que os carros acelerem de zero a 100 km/h em assustadores 1,4 segundos, dando aos motoristas até 2 g de pressão durante a aceleração. A primeira temporada do Hornet R/T FC1-X terá 10 eventos em cinco locais diferentes, e começou no Richmond Raceway, na Virgínia, em 7 de setembro.
O Hornet de rua é um carro completamente diferente. Os compradores podem escolher entre um motor 2.0 de quatro cilindros turbo de 268 cv ou uma configuração híbrida plug-in que combina um motor turbo de quatro cilindros e 1,3 litro, com baterias e motores que fornecem 288 cv.
