Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

RARIDADES DA CITROËN: DE TRATOR A HELICÓPTERO

Compartilhe!

Além de criar alguns modelos que foram revolucionários em suas épocas, a Citroën também fez investidas no mundo das competições, no transpoirte comercial e na indústria aeronáutica. Tratores, ônibus, monopostos e até um helicóptero são alguns dos tesouros preservados pela marca francesa.

citroen-monoplaza-mep-x
MEP X27: 200 km/h.

Os Citroën 2CV e DS, suerpreenderam pelo desenho e tecnologia que trouxeram para a história do automóvel. O que pouca gente sabe, é que do final dos anos 1920 até a década de 1960, a marca fabricou ônibus, e os incorporou às mais de 150 linhas que faziam parte da emppresa de transportes criada por ela mesma, em 1931. Um exemplo disso é o Citroën U23, com carroceria Besset de 1947, que usava motor do Traction, de 11 cv. Tinha capacidade para 20 passageiros sentados e oito de em pé.

citroen-autocar-u23
Citroën U23.

Na Segunda Guerra Mundial, a Citroën desenvolveu o Type J, um trator de 7 cv e tração nas quatro rodas, desenhado no centro de testes de La Ferté Vidame. Antes do Type J, a marca já havia produzido pequenos tratores agrícolas derivados do Type A, o primeiro automóvel Citroën fabricado em série.

CITROEN-Tracteur-J-4-roues-motrices-1946-Club-CITROEN-France-Automedon
Trator Type J..

Alguns anos depois, em 1965, Maurice Emile Pezous, concessionário da Citroën em Albi (França) criou o monoposto MEP X1. Seu desenvolvimento deu origen ao MEP X27, que teve cerca de 80 unidades produzidas. Com 392 kg e um conjunto motor/câmbio do GS adaptado, este carrinho de competição chegava aos 200 km/h e frequentou as pistas até 1975.

citroen-elicoptero-re-210
Helicóptero RE 210.

Porém, o veículo mais inusitado da marca é o RE 210, um helicóptero de dois lugares, que começou a voar em 1975 e que hoje se encontra preservado, em perfeito estado, no Conservatoire Citroën.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *