Tecnologia

Reciclados: pneus Continental feitos com garrafas PET usadas

Compartilhe!

Os pneus Continental que são feitos com garrafas PET recicladas já estão disponíveis em diversos mercados pelo mundo (no Brasil ainda não), alguns produzidos em Portugal. Estes pneus utilizam poliéster, fabricado a partir de garrafas PET recicladas.

por Marcos Cesar Silva

Estes pneus contam com a tecnologia ContiRe.Tex da Continental, que permite substituir a totalidade do poliéster convencional aplicado num pneu por poliéster feito a partir de garrafas de plástico.

Esta nova tecnologia, que está em produção desde o último mês de abril no mercado europeu está disponível nos revendedores da marca em diversos países daquele continente, em algumas dimensões dos pneus das séries PremiumContact 6 e EcoContact 6.

Apresentada em setembro de 2021, a tecnologia ContiRe.Tex recorre a fios de poliéster desenvolvidos a partir de garrafas PET “usadas, sem nenhuma etapa química intermediária e não reciclada de nenhuma outra forma”, conforme explicou a própria Continental.

As garrafas usadas e descartadas “provêm exclusivamente de regiões sem um ciclo fechado de reciclagem” e são separadas e limpas mecanicamente, depois das tampas e rótulos das mesmas serem removidos. Após a trituração, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente em fio de poliéster. Esse processo de reciclagem é amplamente feito no Brasil.

Para produzir um jogo de pneus em medidas normais são necessárias cerca de 40 garrafas PET recicladas, sendo que os pneus com esta tecnologia podem ser identificados por meioi de um símbolo próprio na parede lateral, onde se pode ler: “Contém Material Reciclado”.

Além de disponibilizar esta tecnologia para pneus para automóveis de produção, a Continental também já a colocou à prova no mundo das competições, mais concretamente na Extreme E, a série 100% elétrica de protótipos para todo o terreno,

A Continental está empenhada em tornar os seus pneus mais amigos do meio ambiente, e até já assumiu o compromisso de produzir todos os pneus com materiais 100% sustentáveis até 2050. Não se sabe quando isso incluirá o Brasil.


Compartilhe!
1713677202