Recorde? Chuva derrotou a Subaru em Nurburgring

Compartilhe!

A Subaru foi para Nurburgring pronta para quebrar um recorde, mas a natureza não deixou. A marca japonesa levou para a pista o WRX STi Type RA para bater o recorde para sedãs de quatro portas. Mas não ocorreu como esperavam. 

subaru-wrx-sti-type-ra-at-the-nurburgring-5-1400x788

O objetivo era claro: conseguir menos de sete minutos numa volta em Nurburgring com um carro de quatro portas. Atualmente, é o Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, modelo de produção, que detém esse recorde com o tempo de 7m32s. Para conseguir superar a marca dos italianos, a Subaru recorreu ao WRX STi, o seu modelo atual com melhor desempenho.

subaru-wrx-sti-type-ra-at-the-nurburgring-13-1400x788

Mas esse carro pouco ou nada tem a ver com o modelo de produção. Na realidade, este WRX STi é um velho conhecido do mundo do automóvel. Parece diferente, ganhou novo nome –WRX STi Type RA– mas é o mesmo exemplar que bateu o recorde na ilha de Man em 2016, com Mark Higgins ao volante. Ou seja, é um carro endiabrado.

Preparado pela Prodrive, está equipado com o conhecido motor de quatro cilindros boxer 2.0. O que não é comum são os 600 cv de potência extraídos deste motor! E mesmo sendo turbo, a Prodrive afirma que este motor é capaz de atingir as 8500 rpm.

subaru-wrx-sti-type-ra-at-the-nurburgring-6-1400x788

A transmissão para as quatro rodas é efetuada por meio de uma caixa de câmbio sequencial, da própria Prodrive, com trocas de marcha entre 20 e 25 milésimos de segundo. O único componente que permanece original é o diferencial central, que distribui a potência entre os dois eixos. A suspensão tem as mesmas especificações dos carros de rali e os discos ventilados são de 15 polegadas com pinças de freio de oito pistões. Os pneus slick têm nove polegadas de largura e, por fim, a asa traseira pode ser ajustada de maneira elétrica por um botão no volante.

O Subaru WRX STi Type RA (de “Record Attempt”) parece ter os ingredientes certos para conseguir menos de sete minutos na pista alemã. Mas a natureza tinha outros planos. A chuva pesada no circuito impediu qualquer tentativa de alcançar o objetivo proposto.

A pista molhada não foi impedimento para levar o carro para o circuito, como as imagens mostram. Ao volante está Richie Stanaway, piloto neo-zelandês de 25 anos. As condições adversas obrigaram deixar a tentativa de recorde para outro dia. “Nós voltaremos”, garantiu Michael McHale, chefão de Comunicação da Subaru.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español