O carro se chama Sunswift eVe e foi feito na Austrália. Não tem marca e nem uma grade montadora que o amalize, afinal é obra de um grupo de estudantes. Mas impressiona: pode rodar 500 km à velocidade de 100 km/h, recorde de autonomia para um carro puramete elétrico.
Conseguir mais autonomia é a grande luta dos fabricantes que apostam na mobilidade elétrica. O melhor exemplo disso até agora é a Volkswagen, que conseguiu aumentar a autonomia do eGolf para 365 km.
O Sunswift eVe foi criado por estudantes da South Gales University, da Austrália, e seu grande feito foi rodar 500 km a 100 km/h sem uma única parada para recarga. Na tentativa anterior, o Sunswift rodou cinco horas a 72,5 km /h. Trata-se de um carro elétrico solar, com capacidade para dois passageiros e alguma bagagem. Usa dois motores elétricos, suficientes para levá-lo a até 140 km/h. Alcançou seu recorde com os painéis solares desconectados; se estivessem ligados, iria mais longe ainda, mas a idéia era buscar grande autonomia em modo 100% elétrico.
Os 500 km foram rodados em pista fechada (120 voltas de 4,1 km cada). Agora falta aferir essa capacidade toda em uso no dia a dia.
Confira: