Reencarnada, Lancia volta aos ralis com a Ypsilon Rally4 HF
Graças à Stellantis, a Lancia está ressurgindo, e seu regresso ao cenário automotivo inclui as competições e, é claro, os ralis, onde conquistou inúmeras vitórias. A Lancia e o universo dos ralis é algo que todos associam com facilidade, e isso está perto de voltar a acontecer. Depois da apresentação da versão de rua mais esportiva da Lancia Ypsilon HF 100% elétrica, o chefão da marca, Luca Napolitano, também mostrou as primeiras imagens do novo Ypsilon Rally4 HF.
Com a decoração clássica inspirada nas cores da Martini Racing, que também é associada com facilidade aos modelos da Lancia como a 037 e a Delta, por exemplo, a nova Ypsilon Rally4 HF será o modelo responsável para marcar o regresso da marca às competições e na modalidade onde fez história, a dos ralis.
Além de exibir as cores da Martini, está também de regresso os logotipos “HF” e o “Lancia Corse HF”, que identificava os modelos de competição, com as letras douradas e o elefante vermelho. De forma geral, estes novos logotipos são muito semelhante aos originais, mas com traços mais modernos e adequados a esta nova era da Lancia.
A categoria “Rally4”, para a qual foi desenvolvida esta versão da Lancia Ypsilon HF é aquela em que muitos pilotos iniciam as suas carreiras. Ou seja, uma maneira perfeita da marca regressar a esta modalidade, na qual já conquistou incontáveis vitórias.
Entre elas, 15 Campeonatos Mundiais de Rali, três Campeonatos Mundiais de Endurance, uma vitória na lendária “1000 Miglia”, duas na “Targa Florio” e até uma na “Carrera Panamericana”.
Para competir na categoria R4, a Lancia Ypsilon HF não poderá ser elétrico. Debaixo do capô terá um motor 1.2 de três cilindros, a gasolina, turbo, com potência máxima de 212 cv. A tração é dianteira, a caixa de câmbio é manual de cinco velocidades, e conta com a ajuda de um diferencial autoblocante mecânico, que contribui para um desempenho dinâmico otimizado.
Visualmente, também chama atenção a entrada de ar no teto e duas saídas de ar no capô. A suspensão também é recalibrada e o carro conta com outras proteções, tanto no exterior como no interior.
Para conhecer a versão final ainda será necessário aguardar alguns dias, pois a data de lançamento ainda não foi anunciada.