Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Renascendo: Alfa Romeo anuncia dois “supermotores”

Compartilhe!

A FCA, Fiat-Chrysler Automobile (FCA), acabou de anunciar os planos para a produção de dois motores da alto desempenho para equipar as Alfa Romeo: um de quatro cilindros e outro de seis cilindros, derivado da Ferrari. Tudo para renascer a marca.,

Alfa_Romeo_Logo_2

A promessa de fazer renascer a Alfa Romeo vem de muito longe e nunca se concretizou. Mas parece que é desta vez. Sergio Marchionne, chefão da FCA, quer relançar a histórica Alfa Romeo. Depois de ter anunciado no mês passado o investimento de pouco mais de US$ 5 bilhões no desenvolvimento de oito novos modelos até 2018 (ver quadro abaixo), a FCA anunciou agora o desenvolvimento de duas novas motorizações para impulsionar a marca: um motor de quatro cilindros e outro de seis cilindros. Este último deverá se originar no V6 que a Ferrari está desenvolvedo para um eventual rival do Porsche 911.

Segundo a FCA, estas duas novas motorizações de alta performance vão ter papel fundamental no relançamento da marca. Ainda que a Alfa Romeo não adiante maiores detalhes, é quase certo que estes dois motores sejam as principais armas com que a marca italiana vai enfrentar os alemães Audi, BMW e Mercedes. Marchionne confirma que é com estas marcas que a Alfa Romeo tem que brigar. Foi assim no passado e terá que ser assim no futuro. Os amantes dos automóveis agradecem.

alfa romeo plano 16 18

Estas duas motorizações serão produzidas na unidade de Termoli, Itália, fábrica com capacidade instalada para a produção de 200.000 motores/ano. Segundo a FCA, em 2018 metade dessa produção deverá destinar-se a modelos da Alfa Romeo.

Tudo isso são boas notícias para os admiradores da histórica e legendária marca italiana que, segundo previsões da FCA, em 2018 deverá produzir 400.000 automóveis/ano, número longe dos atuais 74.000 automóveis/ano. Nos últimos tempos, a Alfa Romeo foi alvo de várias tentativas de compra pelo Grupo Volkswagen, sempre sem sucesso. Agora, está aí a resposta.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español