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Renault: assim será um carro de Fórmula 1 de 2027

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A Renault exibiu no Salão de Shangai, na China, a sua visão sobre o que será o carro de Fórmula 1 para daqui 10 anos. O RS 2027 Vision concept tem um sistema híbrido com motor V6 de 1360 cv de potência máxima combinada e pesa apenas 600 kg.

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O conceito futurista R.S. 2027 Vision é inovador em todos aspectos, como na redução do peso, limitado a 600 kg, tendo 1 megawatt de potência (o que equivale a 1360 cv) enviada às quatro rodas por meio de um sistema híbrido com um motor V6 turbo. Isto resulta numa relação de peso/potência de 0,44 kg/cv. Pode ser pilotado em modo 100% elétrico e autônomo durante os momentos de “safety car” nas pistas, apresenta sistema de recuperação de energia cinética divido em duas partes e tem um sistema de quatro rodas direcionais.

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Usa “cockpit”, que permite ao público ver completamente o piloto ao volante. O capacete é também mais transparente. Uma vez que a marca francesa acredita que as corridas do futuro serão mais curtas, o carro passa a ter tanque com 60 kg de combustível, em vez de 105 kg atuais.

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A estrutura de monoposto está mantida, acrescentando uma proteção dianteira em policarbonato, o que permite ter o cockpit mais largo e ângulo de visão mais amplo. O carro é feito por meio de impressão 3D e utiliza materiais reciclados, mais leves e resistentes. Outra caraterística especial são as luzes LED ativas integradas nas rodas, que exibem várias informações, como a posição do piloto na pista ou a situação energética do carro. Este Vision destaca-se também pelos LEDs dianteiros em forma de “C” e pelo losango (o logo estilizado da marca) iluminado (que assumem cor azulada quando o modo elétrico é acionado).

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Tal como acontece com o modelo utilizado na Fórmula E, este Fórmula 1 do futuro permite interação com os fãs. Por meio de um visor digital, no centro volante, o piloto consegue consultar a sua posição no “fan rank”, classificação estabelecida nas redes sociais pelos espectadores e que recompensa o piloto mais votado com um aumento de potência suplementar nas últimas voltas. O sistema de conectividade permite ainda acessar os dados do carro virtualmente e em tempo real.

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