Renault desenvolve motor de dois cilindros, 730 cm3, diesel e com compressor

Compartilhe!

O protótipo deste motor diesel da Renault tem dois cilindros, compressor, 730 cm3 e é feito com base no atual 1.5 dCi de quatro cilindros. Mais leve, deverá ter consumo 15% inferior.

6f82cf8a4d3b43e577de7887a5f9aca1_L

Enquanto motores a diesel para automóveis continua assunto proibido no Brasil, a Renault francesa anunciou que está trabalhando em um motor a diesel de dois cilindros, com metade do tamanho do atual quatro cilindros 1.5 dCi, que usa na Europa. A unidade, com 730 cm3, pesa menos de 100 kg, 40 kg a menos que o motor 1.5. Esta opção, que visa ocupar metade do espaço no compartimento do motor, sem  reflexos no aumento do ruído produzido, pretende ser cerca de 15% mais eficiente em termos de consumo quando chegar à fase de produção.

A marca ainda não adiantou os níveis potência que esta opção deverá ter. Porém, vai garantindo que é um motor com compressor, que produz entre 49 e 69 cv, além de torque máximo de 14 mkgf.

Notícias que circulam na montadora garantem que este motor destina-se, sobretudo, a mercados emergentes (o Brasil é eternamente emergente e vai ficar de fora). Os seus custos de produção deverão ser inferiores em comparação com o motor de quatro cilindros, uma vez que usa a menos componentes. Por outro lado, o custo do compressor torna ainda sua fabricação um pouco dispendiosa.

O motor deverá passar por uma segunda fase de desenvolvimento antes de chegar aos modelos de produção.


Compartilhe!
简体中文 简体中文 English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano 日本語 日本語 Português Português Español Español