Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Renault desenvolve motor de dois cilindros, 730 cm3, diesel e com compressor

Compartilhe!

O protótipo deste motor diesel da Renault tem dois cilindros, compressor, 730 cm3 e é feito com base no atual 1.5 dCi de quatro cilindros. Mais leve, deverá ter consumo 15% inferior.

6f82cf8a4d3b43e577de7887a5f9aca1_L

Enquanto motores a diesel para automóveis continua assunto proibido no Brasil, a Renault francesa anunciou que está trabalhando em um motor a diesel de dois cilindros, com metade do tamanho do atual quatro cilindros 1.5 dCi, que usa na Europa. A unidade, com 730 cm3, pesa menos de 100 kg, 40 kg a menos que o motor 1.5. Esta opção, que visa ocupar metade do espaço no compartimento do motor, sem  reflexos no aumento do ruído produzido, pretende ser cerca de 15% mais eficiente em termos de consumo quando chegar à fase de produção.

A marca ainda não adiantou os níveis potência que esta opção deverá ter. Porém, vai garantindo que é um motor com compressor, que produz entre 49 e 69 cv, além de torque máximo de 14 mkgf.

Notícias que circulam na montadora garantem que este motor destina-se, sobretudo, a mercados emergentes (o Brasil é eternamente emergente e vai ficar de fora). Os seus custos de produção deverão ser inferiores em comparação com o motor de quatro cilindros, uma vez que usa a menos componentes. Por outro lado, o custo do compressor torna ainda sua fabricação um pouco dispendiosa.

O motor deverá passar por uma segunda fase de desenvolvimento antes de chegar aos modelos de produção.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español