Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Renault-Nissan-Mitsubishi terão Android -da Google- a bordo

Compartilhe!

A Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi e a Google anunciaram parceria para integrar o sistema operacional Android nos automóveis vendidos pela Aliança, com o objetivo de fornecer tecnologia inteligente de info-entretenimento e aplicativos, nas diversas marcas e modelos do Grupo. A integração está prevista para 2021.

lazy_placeholder

Os membros da Aliança que, no ano passado, venderam 10,6 milhões de veículos em 200 mercados, vão integrar os aplicativos e serviços de info-entretenimento da Google, num sistema remoto baseado numa “nuvem”, com o objetivo de enriquecer a experiência dos clientes Renault, Nissan e Mitsubishi. Apesar das linhas de modelos da Aliança passarem a usar a plataforma Android, cada marca terá flexibilidade para criar sua própria interface e funcionalidades específicas.

“A parceria com a Google vai proporcionar aos proprietários dos nossos automóveis experiências mais ricas do ponto de vista da conectividade, e que no momento só são possíveis fora do automóvel, ou de alguma forma limitadas, ligando um dispositivo Android a automóveis que sejam compatíveis com o mesmo. Estamos desenvolvendo poderosas experiências on-board/off-board conectadas e sem interrupções nos nossos automóveis, além dos recursos das aplicações e serviços do Google a que muitos usuário estão acostumados, incluindo o Google Maps, o Google Assistant e a Google Play Store”, afirmou Hadi Zablit, vice-presidente de Desenvolvimento de Negócio da Renault-Nissan-Mitsubishi.

 
Esta parceria, com info-entretenimento, integra-se na estratégia do plano “Aliança 2022” de equipar mais automóveis com serviços integrados e conectados baseados em nuvens. O anúncio, que coincide com o primeiro aniversário do plano de médio prazo, simboliza o foco da Aliança nas tecnologias da nova geração. De acordo com o plano, a Renault-Nissan-Mitsubishi espera alcançar os 14 milhões de unidades vendidas no final de 2022.

O plano inclui, também, o lançamento de 12 novos modelos elétricos “zero emissões”, novas tecnologias de condução autônoma e o desenvolvimento contínuo da “Inteligent Cloud” da Aliança. Ao combinar as últimas tecnologias da Aliança e da Google, os automóveis dos membros do Grupo vão dispor de um dos mais inteligentes e avançados sistemas de multimídia do mercado.

“A Google e a Renault-Nissan-Mitsubishi tem a visão comum de disponibilizar uma experiência segura, inteligente e enriquecedora nos seus veículos, com aplicativos e serviços que lhe sejam familiares, atualizáveis e conectados. Estamos entusiasmados com a parceria celebrada com a Renault-Nissan-Mitsubishi, que vai permitir disponibilizar o Google Assistant, Google Maps, e outros aplicativos populares, por meio da Play Store a motoristas e passageiros de todo o mundo”, revelou Hiroshi Lockheimer, vice-presidente de Plataformas & Sistemas da Google.

Motoristas e passageiros terão ao seu dispor os recursos do Google e do Android para acessar um sistema que inclui milhares de aplicativos existentes e um conjunto cada vez maior de novos aplicativos. Esta integração, combinada com o vasto conhecimento de uma comunidade gigantesca de desenvolvedores, vai permitir o acesso fácil no automóvel a aplicativos mais populares e uteis. O sistema vai também ser compatível com outras plataformas operacionais, como o iOS da Apple.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *