Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

RENAULT PREPARA O NOVO TWINGO

Compartilhe!

t1

Há alguns dias, o site AUTO&TÉCNICA publicou as fotos de um carro pequeno Renault, que poderia ser o regresso do esportivo R5 Turbo ao catálogo da marca francesa. Pois agora as coisas vão clareando, e o esportivinho se junta agora a este outro protótipo, o Twin-Z, com motor elétrico e que pode indicar a chegada de um novo Twingo.

t3Curiosamente, este Twin-Z também tem tração traseira mas não é particularmente um carro esportivo, pois seu motor elétrico, com 70 cv e velocidade máxima de 130 km/h, não permite grandes doses de adrenalina. Resta saber qual é o motor que está sendo usado no outro protótipo, o esportivo.

t2

Pelo que divulgou a Renault até agora, o Twin-Z possui suspensões sofisticadas para um carro deste tamanho, com duplo triângulo na traseira com amortecedores Ohlins ajustáveis, sendo que as rodas colocadas nas extremiddades da carroceria permitem prever excelente estabilidade e ótimo comportamento dinâmico, além de liberar mais espaço no interior.

t4

Curiosamente, o estilo do Twin-Z e do outro protótipo é de responsabilidade da Renault e do designer britânico Ross Lovegrove, que já projetou desde uma bicicleta de bambú até aos interiores da primeira classe dos aviões da Lufthansa. As rodas também foram desenhadas por Lovegrove, tendo a Michelin desenvolvido um pneu específico para o Twin-Z.

Outra característica do Twin-Z são as portas de abertura contrária (“suicidas”), que dispensam a coluna central, facilitando o acesso ao interior do carro, que neste protótipo está repleto de luzes contornando o habitáculo. Os bancos são muito finos e leves, com revestimento a prova de água e retardador de chama, transparentes e deixam ver a armação dos assentos, permitindo maior claridade ao interior. O sistema de entretenimento é controlado por meio de um tablet posicionado ao centro do painel de instrumentos.

É evidente que muito do que opbservamos no Twin-Z é futurista, mas a dianteira, o fato de ter versões de três e cinco portas e a possibilidade de muita personalização, serão recursos aplicados no próximo Twingo. Pode apostar.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español