Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

RENAULT TWINGO COMEMORA 20 ANOS

Compartilhe!

O Renault Twingo, o “automóvel como nunca existiu outro” surpreendeu pelo seu estilo audacioso e pelo conceito inovador para a época. E lá se vão 20 anos desde que foi lançado e que já vendeu mais de 2 milhões de unidades.

Foi em 1989 que a Renault decidiu desenvolver um carro pequeno, prático, econômico e confortável, mas que não concorresse com o Clio. A estratégia da marca passava por um automóvel muito compacto, com estilo inovador e arrojado, e preço acessível. No fundo, tudo isto levava a um único caminho: simplificar e eliminar o supérfluo.

E foi exatamente isso que a Renault fez, lançando o Twingo em versão única, com motor 1.2  de 55 cv, bom volume de equipamentos e quatro cores (azul marinho, vermelho coral, verde coentro e amarelo indiano) e apenas dois opcionais: ar condicionado e teto solar de lona. Simples e oposto à cada vez maior diversidade de oferta das outras marcas.

A simplicidade do Twingo era visível na sua carroceria monovolume, larga, que maximizava a habitabilidade. Tornou-se líder no segmento, contando ainda com banco traseiro deslizante, que aumentava de forma impressionante o espaço para as pernas dos ocupantes desse banco. Os bancos podiam ser rebatidos totalmente e se transformar numa cama.

images

O Twingo era um automóvel com personalidade forte, até pela inovação em termos de estilo e de função. Era simples e ao mesmo tempo agradava em cada detalhe, como os faróis ou o interior onde o botão dos piscas de emergência era uma bolinha.

Ao longo destes 20 anos, várias datas ficaram na história desse modelo que acabou se tornando icônico. Em 1994, por exemplo, um cidadão francês percorreu 240 mil km na Austrália com um desses Renault, mesmo ano em quer o Twingo ganhou câmbio sem embreagem. Em 1996 foi lançada na França a série especial “Benetton” e o Twingo’Matic, equipado com câmbio automático de três velocidades e motor de 60 cv.

download (2)

O Twingo recebeu um facelift em 1998, com evolução das suspensões, bancos, painel, faróis e pára-choques dianteiros. Em 1999, surgiu a versão top de linha Initiale e, em 2000, ganhou motor de 16 válvulas e 75 cv e câmbio sequencial Quickshift.

Em junho de 2007 foi produzido o último Twingo 1, na Europa, dos quais foram vendidos exatas 2.075.300 unidades durante 14 anos. O Twingo 1 continuou em produção na Colômbia até final de 2012, sendo comercializadas entre 1995 e 2012, mais de 100 mil unidades naquele mercado.


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español