Renault Twingo está de volta: conceito será apresentado no Salão de Paris
A Renault prepara-se para a edição de 2024 do Salão de Paris, ou “Le Mondial de l’Auto”, que começa dia 14 de outubro na capital francesa, exibindo um dos seus modelos icônicos há muito tempo aguardado –o Twingo– ainda como um conceito, 100% elétrico mas com o legado “les voitures à vivre” (“carro para viver”) como a marca define.
por Ricardo Caruso

O novo Twingo traz do celebrado modelo original da década de 1990 toda a inspiração –e não das gerações posteriores– posicionando-se, quando for lançado, atrás do Clio, ou seja, um carro 100% elétrico, com baterias menores e um caráter preferencialmente urbano.

O conceito mantém também a estética monovolume da primeira geração, com um teto de vidro fixo, faróis e lanternas “flutuantes” em estilo anel em LED, bem como as maçanetas das portas dianteiras “originais”, e as traseiras (sim, possui quatro portas) ocultas.

Esta geração contempla também outras concessões do modelo inspiracional, como as pequenas tomadas de ar no capô, de no lado do passageiro, que originalmente captavam ar fresco para o interior habitáculo.

Desenvolvido pela Ampere e com chegada prevista ao mercado para 2026, este será mais um carrinho urbano inspirado num modelo histórico da marca, com preço de entrada abaixo dos 20.000 euros, como forma de cumprir a promessa da Renault “de tornar a mobilidade elétrica acessível a cada vez mais pessoas”. A Ampere é a divisão da empresa dedicada a veículos elétricos da montadora que foi lançada em 2022, fazendo parte do plano “Renaulution”, com a marca focalizando em see uma empresa direcionada para a sustentabilidade e inovação.







Detalhes tradicionais do Twingo original, como as soluções internas do banco traseiro deslizante e outras como o teto de lona, são temas que os responsáveis da marca dizem ainda estar em estudos.
