Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Reparos de rodas: como no Primeiro Mundo

Compartilhe!

P1070147 (640x480)

Se você é daqueles que procura o borracheiro da esquina para consertar as rodas de seu carro, esqueça. O Primeiro Mundo dos reparos em rodas já está operando no Brasil. Fundada em 2001 na cidade de Atlanta, no estado da Georgia, Estados Unidos, a Alloy Wheel Repairs Specialists, a AWRS, é uma das maiores empresas do mundo no trabalho de reparação e personalização de rodas.

IMG_2462 (640x427)

Presente em mais de 17 países, com mais de 150 franqueados pelo mundo e mais de 500 unidades em operação, já chegou ao Brasil, com vários diferenciais. Em São Paulo, a AWRS está instalada em área de mais de 1.000 m2, com 15 funcionários. Já soma mais de 3 mil rodas atendidas, e mais de 60 concessionárias de marcas premium cadastradas para seus serviços em São Paulo. Iniciou as atividades no final do ano passado com uma operação-piloto para testar e conhecer o mercado, desenvolver processos e aprimorar a técnica importada da matriz.

IMG_2425 (640x427)

Além da unidade fixa, a AWRS conta com uma unidade móvel, que é um trailer desenvolvido nos Estados Unidos e dotado de equipamentos e ferramentas apropriadas para o reparo rápido, chamado também de “reparo cosmético”, além de personalizações para clientes de grandes volumes.

IMG_2427 (640x427)

A AWRS é parceira de várias revendedoras de marcas premium instaladas no Brasil, que oferecem os serviços da empresa a seus clientes, economizando tempo e oferecendo trabalhos diferenciados.

Os serviços oferecidos são:

Reparo cosmético: Solução rápida de reparo para rodas de alumínio, como leves “ralados” de guias, defeitos de pinturas e amassados de pequena proporção.

Remanufatura ou Reparo Completo: Solução de reparos mais completos em rodas com avarias grandes por raspados em diversas partes, defeitos de pinturas anteriores, descascados, sulcos profundos e amassados mais severos.

Para checar o trabalho da AWRS, levamos quatro antigas rodas aro 14, de Citroën BX (lembram dele?), que curiosamente eram fabricadas no Brasil. Nossas rodas passaram por todos os procedimentos do padrão AWRS, e o resultado final pode ser visto nas fotos.

IMG_2421 (640x427) P1070149 (640x480)

Toda roda é lavada e inspecionada quanto a trincas, fissuras e amassados. Para isso é usado um relógio-comparador. Reparos providenciados, em seguida é verificada a tonalidade exata da cor da roda. Desta forma é possível reparar apenas a roda avariada, preservando a originalidade das demais, o que também resulta em economia de tempo e dinheiro para o cliente.

É empregada a técnica de desamassamento patenteada pela matriz, com aquecimento do local controlado por termômetros digitais, e esforço de pequenos macacos hidráulicos, posicionados simultaneamente em dois ou mais pontos da roda. O realinhamento é conferido pelos relógio-comparador de precisão, dentro das tolerâncias especificadas.

IMG_2467 (640x427)

Depois de desamassadas, as rodas passam para a preparação, onde são lixadas com equipamentos pneumáticos manuais e diversas gramaturas de lixas. Os riscos e raspados são preenchidos com material apropriado, ou dependendo da avaria, são também preenchidas com solda TIG.

No caso de trincas, a AWRS segue o padrão americano para reparos realizados, exclusivamente com soldas TIG, que foi desenvolvido inicialmente para a indústria aeronáutica. Mas nem toda trinca é reparada. Há tolerâncias para a execução de soldas, que garantam o reforço estrutural da roda e a segurança para o usuário. Neste caso, a solução é a troca da roda.

Seguem então para a cabine de pintura onde são novamente inspecionadas quanto à qualidade da preparação e a cor exata para pintura. Cada roda tem uma cor própria e formulações específicas. Por isso a AWRS conta com um laboratório de tintas completo, para desenvolver rapidamente as mais variadas opções de cores, respeitando a originalidade das rodas e possibilitando inúmeras opções de personalização. Todas as cores são catalogadas e armazenadas num banco de dados, para uso futuro.

Personalização – Personalizar rodas vai além da pintura. Mudanças de acabamentos nas rodas, incluindo a “diamantação” ou polimento, combinado com cores especiais são diferenciais da empresa. Até mesmo em relação à matriz nos Estados Unidos, a AWRS se especializou em desenvolver projetos de personalização de rodas que mais se adequem ao veículo e gosto do cliente. “Muito além do preto fosco” é mais que um lema, mas uma orientação que busca levar a personalização de rodas a todos os públicos, fazendo desde a pintura mais simples e elegante, até um projeto mais arrojado que pode incluir a diamantação numa roda que originalmente é pintada.

Com o foco na personalização, a AWRS criou um leque de serviços, com mais de 25 modelos já catalogados que podem ser solicitados pelos códigos nas concessionárias atendidas. Mas também realiza o projeto ou a cor que o cliente desejar exclusivamente na loja, onde as rodas são avaliadas quanto à possibilidade do acabamento e a qualidade da execução do serviço.

IMG_2436 (640x427)

As personalizações ou customizações de pintura também são feitas nas unidades móveis. Podem ser escolhidas as mais variadas opções de cores, incluindo o Hiper Prata, utilizado em diversos modelos das marcas Audi, BMW, Land Rover, Lexus e Mercedes-Benz. Pinturas mais simples como o preto ou grafite são feitas em até duas horas com acabamentos em verniz em fosco, semi-brilho ou brilhante.

IMG_2440 (640x427)

Diamantação por CNC – Mais um diferencial da empresa é o processo de diamantação feito por torno CNC. Neste equipamento, a roda é escaneada por um leitor óptico, que copia a curvatura da roda e a salva no computador. Depois de copiada eletronicamente, a execução do serviço é programada pelo operador do equipamento e feita automaticamente pelo computador. Daí o termo CNC, que significa Comando Numérico Computadorizado.

O diferencial da diamantação por CNC da AWRS é a reprodução fiel do acabamento original da fábrica da roda, com linhas finas, homogêneas e precisas, dando um aspecto de polimento ou mesmo de cromeação. Só este torno CNC custa mais de meio milhão de reais.

 

Serviço

Aberta de segunda a sexta-feira das 8:00 hs às 18:00 hs. 

Alloy Wheel Repair Specialists do Brasil

Rua Laguna, 937 – Chácara Santo Antônio – São Paulo – SP

Fones: 11-2362-7006 e 11-2367-7006

Email: atendimento@awrs.com.br

www.awrs.com.br

 

 


Compartilhe!
English English Français Français Deutsch Deutsch Italiano Italiano Português Português Español Español