Réplica do Audi Quattro tem 750 cv e pesa menos de 1100 kg
Quando a paulistana Sulam nos anos 1980 criou algumas poucas réplicas do Audi Quattro, batizadas de Passat Sulam Quattro, fez um belo trabalho cosmético, já que não havia tecnologia disponível naqueles tempos para maiores aventuras. Agora uma replica da nova era do Audi está sendo feita na Alemanha. Iss mesmo, uma réplica radical de um dos mais memoráveis carros da Audi, o Sport Quattro.
por Ricardo Caruso
Produzida pela preparadora alemã LCE Performance, esta réplica do icônico Audi Quattro é, muito provavelmente, a mais intressante que você vai encontrar no mercado.
Para quem não conhece, a LCE é uma empresa alemã que se dedica (entre outras transformações) a produzir estas réplicas do Audi Sport Quattro, estando estas divididas num total de seis versões: Variante 1, 2 e 3, e mais as S1 E1 Rallye Version, a S1 E2 e a S1 E2 Pikes Peak.
Aquela de que te falamos hoje é a “Variante 3”, e talvez seja um eufemismo dizer que se trata de um elaborado trabalho de corte e costura; é uma verdadeira colcha de retalhos, no bom sentido. Se você não acredita, continue a ler as próximas linhas.
Tal como o Audi Sport Quattro original, esta réplica conta com um motor de cinco cilindros em linha que, nesta Variante 3, tem estrondosos 750 cv (as potências começam nos 220 cv), mais até que os monstros do Grupo B de rali daqueles tempos.
Não será exagerado afirmar que este motor é dos componentes mais interessantes desta bem elaborada réplica. Usamos o termo “interessante” porque este é fruto da junção de uma série de componentes que, à primeira vista, nada têm que ver uns com os outros.
O bloco do motor é de um 2.5 TDI —isso mesmo, Diesel— de cinco cilindros provenientes de um Audi A6 TDI, e o virabrequim é proveniente da versão sul-africana da Volkswagen T4 (a Transporter) com motor Diesel, de cinco cilindros, claro. O cabeçote do motor, por outro lado, vem de um Audi S2. Taí a receita. mas é quase impossível conseguir essas peças por aqui.
A isto juntam-se ainda pistões forjados e um turbocompressor KKK K27. Os 750 cv de potência (que com mais algumas alterações podem chegar aos 1000 cv) são enviados às quatro rodas por meio de uma caixa e câmbio manual de seis marchas.
Com peso total de cerca de 1100 kg, a carroceria deste Audi Sport Quattro é bastante fiel à do original. Para isso, foi preciso um cuidadoso e difícil trabalho de recortes e enxertos.
A carroceria é metade Audi 80 (até a coluna B) e metade Audi Quattro (da coluna B para trás). A tampa do porta-malas é feita de fibra de vidro reforçada por resina de poliéster, enquanto os para-lamas, painéis laterais, teto, capô e asas dianteira e traseira e para-choqes são produzidos pela empresa suíça “Seger and Hoffmann”.
Equipada nesta “Variante 3” com um kit de carroceria em fibra de carbono, esta réplica do Audi Sport Quattro conta ainda com bancos Recaro, rodas BBS, sistema de escapamento com tubos de 90 mm feito sob medida, sistema de freios da Brembo (que inclui, na frente discos de 365 mm do Porsche 911 GT3 RS (996). As suspensões também feitas sob medida pela KW.
Tudo isto contribui para que este “Audi Sport Quattro” cumpra a aceleração de zero a 100 km/h em 3,5s e alcance os 280 km/h de velocidade máxima, tudo isto num modelo homologado e que pode circular nas ruas.
Quanto ao preço, a LCE Performance não revela, no entanto, sabemos que a versão mais acessível desta réplica começa nos US$ 100 mil. Esta Variante 3 deverá custar o dobro disso…