Retrô ou futurista? Renault 5 Turbo 3E renasce 46 anos depois
A série documental “Anatomy of a Comeback”, disponível em vários mercados pela Prime Video, incluiu uma inesperada surpresa no final do quarto e último episódio, numa bela sacada de marketing: a exclusiva apresentação do futuro modelo de produção do Renault 5 Turbo 3E.
por Ricardo Caruso

O modelo moderno e 100% elétrico inspirado nos clássicos Renault 5 Turbo e Turbo 2 dos anos 1980, é um impressionante carro esportivo, que entrega verdadeiras doses de adrenalina sobre rodas. “Basta pegar ao volante para sentir as maiores emoções na direção e acelerações poderosas”, afirma o material de divulgação da marca francesa.

A “Anatomy of a Comeback” (“A Anatomia de um Retorno”, em português) é uma série que conta a história de como o Grupo Renault deu a volta por cima e ultrapassou uma crise que excedeu tudo o que se tinha visto anteriormente neste setor. À beira do colapso no início da década de 2020, a empresa lançou o “Renaulution”, um projeto de transformação único na indústria automotivo, e que era a última oportunidade de sobrevivência da marca. Os reflexos foram positivos também no Brasil.

Com este documentário, a empresa abre suas portas para o público, oferecendo uma visão única dos seus segredos de fabricação e da criação de novos modelos, como o Renault 5 E-Tech 100% elétrico, e leva os espectadores ao paddock da equipe Alpine de Fórmula 1. E mais: compartilha, também, a revelação exclusiva de um novo modelo. Uma verdadeira aventura humana, com todas as dificuldades inerentes, fracassos e sucessos, vista pelos olhos de quem está na linha da frente da empresa.

Pela primeira vez na história, a Renault vai utilizar um documentário para revelar um novo automóvel de produção. No final do quarto episódio, há uma verdadeira surpresa. Os telespectadores seguem Luca de Meo, chefão do Grupo Renault (e que já trabalhou na Fiat e liderou o projeto Fiat 500, entre outros); Fabrice Cambolive, diretor-geral da marca Renault, e Gilles Vidal, vice-presidente de Desenho, numa visita ao Departamento de Design, para ver o futuro Renault 5 Turbo 3E, confirmado por de Meo como modelo de produção futura.
Quarenta e seis anos após o lançamento do primeiro Renault 5 Turbo, a Renault vai surpreender os entusiastas de modelos esportivos com o renascimento deste clássico. A revelação num documentário é uma ideia incomum, mas adequada a um modelo verdadeiramente único. A este documentário seguem-se, em 2025, uma série de ativações exclusivas que vão levantar ainda mais a cortina sobre o Renault 5 Turbo 3E.

O documentário mostra um pouco mais sobre o futuro modelo de produção do Renault 5 Tubro 3E. Versão moderna do Renault 5 Turbo e do Turbo 2, o Renault 5 Turbo 3E foi revelado como concept, com o mesmo nome, no Salão de Paris de 2022. Sugerindo desempenho e exuberância, faz muitas referências ao mundo do automobilismo.
Com aspecto e visual de um carro construído para a pista, ostenta as cores históricas de uma das versões de rali do início dos anos 1980. O Renault 5 Turbo 3E é um hot hatch, totalmente elétrico, de desenho retrô-futurista, com uma tomada de carga moderna posicionada numa das entradas de ar traseiras, que remete ao estilo do “Turbo” original. A estrutura em carbono é, ao mesmo tempo, leve e extremamente rígida, duas qualidades fundamentais para um pocket rocket digno dessa classificação e do seu legado histórico.
Tal como o seu antecessor, o Renault 5 Turbo 3E terá tração traseira. Os dois motores elétricos instalados nas rodas traseiras fornecem torque instantâneo a cada roda e potência máxima combinada de mais de 500 cv. Ao volante, a promessa é de que o motorista/piloto viverá as emoções de uma direção com acelerações assustadoras. O Renault 5 Turbo 3E vai fazer de zero a 100 km/h em apenas 3,5 segundos, desempenho digno de um supercarro ou mesmo de um hipercarro. O Grupo Renault está aplicando todo seu conhecimento e capacidade no desenvolvimento deste ícone da marca, e a expectativa é gigantesca.