Auto&Técnica | Desde 1995, 23 anos de boas notícias.

Revendo conceitos: Ford Ranger Raptor será vendida na Europa

Compartilhe!

Primeiro foi o Mustang, agora é uma versão mais agressiva da pickup Ranger Raptor. Sinal claro de que os europeus estão revendo empoeirados conceitos. Foi durante a Gamescom, o mais importante evento de games na Europa, que a Ford confirmou a chegada da nova Ford Ranger Raptor naquele continente. A dúvida que fica: terá a marca o mesmo sucesso que tem obtido com o Ford Mustang?

Foi durante o Gamescom, em Colonia (na Alemanha), o maior evento de videogames daquela região, que a Ford Europe confirmou o lançamento da versão mais radical e de elevado desempenho da pickup que já é a mais vendida na Europa, a nova Ford Ranger Raptor.

Desenvolvida pela Ford Performance, este modelo chegará aos mercados europeus em meados de 2019, animada por uma versão biturbo do motor Ford EcoBlue 2.0 diesel, com 213 cv e 50 mkgf de torque máximos. O câmbio é novo, uma caixa automática de 10 velocidades.


Como acontece com a também norte-americana Ford F-150 Raptor, a Ranger Raptor chamará muita atenção, pelas imponentes dimensões e pelo estilo radical, estando disponível apenas em “Blue Ford Performance”, que contrasta com os detalhes em “Grey Dyno”. A frente é dominada pela imponente grade, acompanhada pelos faróis de xenônio  e pára-choques integrados à carroceria, que conta ainda com faróis de neblina com LED e tomadas de ar incorporadas.

Todos estes detalhes são feitos em materiais plásticos, para suportar danos causados pela utilização intensa no fora de estrada. Conta ainda com estribos laterais para facilitar a entrada no habitáculo, já que a distância ao solo é superior ao habitual, tendo estes desenho específico para evitar que a projeção de pedras atinja a traseira da pickup, contando com pontos para drenar areia, lama e neve. No interior, destaque para os materiais resistentes e bancos esportivos com costuras em azul.

Destaque ainda para o sistema de multimídia usado, o já conhecido Ford SYNC 3, compatível com as plataformas Android Auto e Apple CarPlay. Este sistema tem a particularidade de usar um sistema de navegação por satélite particularmente útil para aventuras fora de estrada, ao disponibilizar a função “migalhas de pão”, que permite deixar um rastro de reconhecimento ao explorar áreas não cartografadas.

Desenvolvido pela Ford Performance, o chassi da Ranger Raptor utiliza construção super-robusta e reforçada, recorrendo a ligas-leves de aço de alta resistência, bem como suspensão inspirada na competição, com amortecedores FOX com “Position Sensitive Damping” (Amortecimento Ativo) com pistões de 46,6 mm, braços de suspensão de alumínio, torres de suspensão salientes à frente e conjuntos integrados mola-amortecedor na suspensão traseira. Para uma proteção eficaz do motor e caixa de transferência, a Ford aplicou uma placa de aço em alta resistência de 2,3 mm de espessura.

A frenagem está a cargo de discos ventilados na frente (332 mm de diâmetro com 32 mm de espessura) com pinças de pistões duplos, e discos ventilados atrás (332 mm x 24 mm). Os pneus todo-terreno que serão utilizados são os BF Goodrich 285/70 R17, desenvolvidos especificamente para a nova Ford Ranger Raptor. Com 838 mm de diâmetro e 285 mm de largura, estes pneus possuem paredes reforçadas, bem como desenho da banda de rodagem agressivo e tipicamente off-road, que proporciona a melhor aderência em pisos molhados, lama, areia e neve.

O entusiasmo está garantido pelo novo motor 2.0 biturbo EcoBlue de 213 cv e 50 mkgf, que atua em conjunto com a nova transmissão automática de 10 velocidades. Estes itens foram testados exaustivamente, para garantir maior robustez e durabilidade nas condições mais desgastantes, como testes contínuos de 200 horas. Para se adaptar melhor às condições do terreno, a Ford implementou seis modos de condução no Terrain Management System (Normal, Sport, Grama/Cascalho/Neve, Lama/Areia, Pedra e Trilha).

Embora tenha sido criada para utilização mais radical, a Ford não se esqueceu de aplicar as mais recentes soluções de assistência ao motorista e de segurança, como o sistema de Controles de Estabilidade com Função Anti-Capotamento, Eletrônico de Estabilidade, de Deriva do Reboque,  de Saída em Subida,  Descida (HDC) e de Carga Adaptativo.

Previsto para chegar àquele mercado no início de 2019, quem quiser poderá conhecer e experimentar a nova Ford Ranger Raptor de forma virtual, já a partir do dia 2 de outubro, data em que a Microsoft lançará o novo game Forza Horizon 4, disponível para Xbox One e computadores com Windows 10. Os participantes do Gamescom poderão testar  as capacidades desta pickup na versão demo do jogo, que está disponível no stand da Microsoft.


Compartilhe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *